Controle de acessos: saiba como evitar ameaças internas na empresa

As ameaças internas estão relacionadas àquelas originadas de pessoas que têm acesso ao banco de dados ou a plataformas privadas de uma companhia.

Funcionários, ex-colaboradores, parceiros de negócios ou prestadores de serviços podem ser os responsáveis por violar informações ultra confidenciais.

É fácil para o hacker infiltrado conseguir uma oportunidade para roubar dados da empresa, pois sabe onde estão os arquivos e o momento certo de atacar.

Porém, nem sempre o funcionário responsável pelo problema é um inimigo que age para prejudicar a empresa. Basta um descuido ao abrir um e-mail suspeito ou um arquivo enviado “por engano” para que a ameaça interna seja instalada.

Há algumas precauções que podem ser tomadas para reduzir as chances de um ataque vindo do próprio ambiente corporativo. Confira as dicas e proteja-se!

Educação sobre segurança

Grande parte das falhas de segurança de dados é causada pelo descuido de usuários, o que demonstra a importância do fator humano para a segurança.

As medidas educativas são essenciais para conscientizar os funcionários que, muitas vezes, nem percebem o risco que correm ao abrir e-mails maliciosos.

Funcionários bem treinados oferecem menos riscos, passam a se monitorar mais e percebem que seus descuidos podem causar sérios danos à empresa.

Utilização de senhas fortes

É fundamental reforçar ao máximo a proteção aos dados. Não dá para confiar na sorte e escolher uma senha que tenha a possibilidade de ser descoberta.

Se os hackers são administradores do sistema, eles têm acesso a dados como datas comemorativas, informações que costumam ser usadas como senhas.

A companhia deve implantar uma política interna de senhas fortes para criar o máximo de barreiras possível contra invasores que pretender roubar dados.

Implementação de acesso privilegiado

É preciso limitar o acesso ao banco de dados para reduzir o número de pessoas com condições de ter contato com informações que devem permanecer confidenciais.

Separar o acesso privilegiado por funções pode ser uma saída para que funcionários de outros setores não se aproximem de materiais que nada têm a ver com sua rotina.

Colaboradores desligados devem ter seu acesso bloqueado imediatamente. Não importa a razão da demissão. O departamento de TI deve agir para evitar possíveis ameaças.

Importância dos gestores

Há determinados “descuidos” que não são tão despropositais. É possível que pessoas dentro das empresas tenham o objetivo de prejudicar a companhia. Por isso, é preciso algo mais do que senhas fortes e campanhas de educação.

É necessário desenvolver protocolos de segurança capazes de rastrear e encontrar o inimigo interno. A instalação de câmeras em determinados pontos estratégicos do local pode inibir que as ações criminosas sejam realizadas.

O gestor é uma figura importante neste cenário, pois é possível que um colaborador queira prejudicar a companhia por causa de um problema individual com a liderança ou a política empresarial.

É papel do líder ter uma boa relação com os funcionários de forma a evitar que uma suposta vingança pessoal interfira no bom andamento do negócio.

Saiba mais

Acesse o site e faça uma cotação das soluções para a segurança da sua empresa. Você vai ver como é simples manter suas informações sigilosas.

Deixe uma resposta