O que é uma análise de vulnerabilidade e qual sua importância?

Com a abrangência da internet, as empresas se viram cada vez mais expostas a contra ataques de usuários que queiram roubar suas senhas, dados, informações pessoais de clientes, e vários outros dados que possam servir como base de extorsão.

Por isso, é extremamente importante manter um bom sistema de segurança, que possua o menor número de brechas possíveis. Para esta finalidade, de diminuir os pontos fracos da rede, existe a chamada análise de vulnerabilidade.

Neste conteúdo, falaremos sobre o que é, quais os tipos, e quais são os benefícios de se fazer uma boa avaliação de vulnerabilidade.

Boa leitura!

O que é?

A análise de vulnerabilidade, que também é conhecida como avaliação de vulnerabilidade, nada mais é do que todo o processo envolvido em identificar, quantificar e resolver problemas na segurança e na estrutura de rede da empresa.

Ela tem o objetivo de promover uma boa defesa na rede da organização, impedindo que essas falhas abram brechas para ataques, diminuindo as chances do aparecimento de problemas, e por consequência, impedindo o comprometimento do negócio como um todo.

Esse tipo de análise não é somente um recurso dispensável. Dependendo do tipo de empreendimento, todo esse processo pode se tornar uma obrigação para que as operações aconteçam de forma segura.

Esse processo envolve etapas como, a análise de redes wi-fi e de possíveis quebras de senhas, testes contra ataques de rede, análise de controle de acesso, dentre outras.

Tipos

Existem alguns tipos de análises que possuem características e objetivos diferentes:

Avaliação de Host: Host nada mais é que uma máquina ou computador que esteja conectado a uma rede. Dessa maneira, como o próprio nome sugere, a análise de Host visa identificar vulnerabilidades nessas redes integradas, e que geralmente compartilham dados essenciais.

Avaliação de rede e wireless: Esse tipo tem o objetivo de impedir o acesso de usuários não autorizados em redes, sejam essas redes locais ou públicas. Além disso, é possível identificar redes sem fio em um ambiente onde isso seja proibido.

Análise de Aplicação: Aqui o foco principal é encontrar fragilidades em websites. Aqui os scanners enviam uma série de requerimentos para o site com o objetivo de coletar respostas inadequadas.

Análise de database: Aqui são analisados os bancos de dados da organização. São excelentes para identificar falhas que podem contribuir para ataques de injeção de SQL, por exemplo.

Benefícios

Alguns dos principais benefícios de uma análise de vulnerabilidade são:

  • O principal benefício, e mais evidente, é eliminar brechas no sistema de segurança da rede, e assim evitar possíveis ataques de hackers;
  • Obter uma lista completa de equipamentos, dispositivos e usuários conectados à rede, dando assim um controle bem maior sobre o acesso de informações. Além das vulnerabilidades de cada dispositivo;
  • Obter relatórios completos de segurança que podem ser úteis para combater ataques que conseguem romper a barreira de segurança;
  • Outro ponto importante é saber quais seriam os riscos nas alterações estruturais e no melhoramento do sistema como um todo.

Evitar ataques corrigindo as fraquezas é muito mais eficiente! Atualmente os usuários mal-intencionados possuem inúmeras armas disponíveis para invasão de sistemas, com base nisso, a análise de vulnerabilidade é um processo fundamental para qualquer empreendimento.

Realizar uma análise fundamentada e realmente eficiente pode ser uma tarefa difícil. Por isso, descomplique entrando em contato conosco. Nós estamos à sua disposição!

Deixe uma resposta