Reforce a segurança da sua empresa com a Gestão de Identidades e Acessos (IAM)

Pensar na segurança dos dados e informações de um negócio passa por várias estratégias, todas fundamentais. Uma delas é garantir que o acesso a estes conteúdos seja o mais restrito e seguro possível, com uma gestão firme quanto a quais identidades podem acessar determinado espaço.

Para isso, o ideal é criar uma boa Gestão de Identidades e Acessos na empresa. A sigla utilizada é IAM, pois vem do inglês Identity and Access Management, que significa exatamente este conceito na tradução para o português.

O que é IAM

Antes de falarmos sobre por que adotar, vale uma rápida conceituação. Este tipo de gestão é uma forma que as empresas têm de proteger seus dados, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinado espaço virtual. Isso é feito por meio de diversas barreiras virtuais, como login e senha, outras permissões de acesso, criptografia etc.

O objetivo é de conferir a maior segurança possível ao negócio, que precisa automatizar seus dados para ganhar eficiência, mas não pode deixá-los expostos de forma alguma.

Por que adotar a Gestão de Identidades e Acessos?

Agora, falemos sobre o foco central deste conteúdo. Por que as empresas devem adotar o IAM? Isso é o que mostraremos nas linhas a seguir.

Reforço da segurança

O primeiro ponto é bastante claro desde a introdução deste conteúdo. Ter esta gestão é uma forma de reforçar a segurança dos sistemas da empresa. Pensando em um ambiente virtual, que é constantemente atacado por invasores e hackers, é preciso aumentar ao máximo o sistema que isole os dados, permitindo acesso apenas a quem realmente precisa conhecê-los e acessá-los.

Assim, evita-se, também, o vazamento de informações que possam ser confidenciais ou o uso indevido delas, por pessoas que não deveriam ter aquele acesso. A empresa fica muito mais segura com um bom IAM.

Transparência na gestão

Ter a Gestão de Identidades e Acessos também é uma forma de a empresa ter mais transparência em sua atuação. Fica mais fácil rastrear os acessos e entender quem entrou em determinado conteúdo, o que foi atualizado, se houve alguma alteração.

Se algum erro humano acontecer na gestão da empresa, trazendo prejuízos a ela, aos colaboradores ou aos clientes, dá para entender melhor como este equívoco foi construído, já que é possível rastrear quem acessa o quê, quem pode estar em qual ambiente virtual etc.

Assim, em qualquer necessidade de verificar acessos, dá para saber quem esteve no sistema em determinado momento, quando o erro foi cometido e isso permite melhores respostas sobre erros, o que é essencial para a transparência.

Dinamismo e eficiência

Por fim, também é importante destacar que, com um bom IAM, é possível fazer a configuração previamente e, assim, o acesso posterior fica dinâmico e eficiente. Não é preciso que, a cada momento, o acesso seja liberado. Tudo está organizado com antecedência e, desta forma, o trabalho de todos fica mais rápido e direto.

Sendo assim, fica clara a importância de ter a Gestão de Identidades e Acessos. Primeiro, pela segurança em si. Depois, porque traz eficiência, rapidez e, também, transparência e credibilidade. Tudo o que uma empresa precisa.

Conheça mais

Para terminar, convidamos o leitor a fazer uma cotação conoscoProduzimos um software que auxilia na segurança de seu negócio e temos certeza de que podemos trazer a solução ideal para os clientes. Não perca tempo, faça a cotação e vamos trabalhar juntos.

Deixe uma resposta