Como o Gerenciamento de Identidades facilita a conformidade com a LGPD

As empresas têm trabalhado muito para se adequar a LGPD (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018), implementando políticas e procedimentos, para que possam classificar quais de seus sistemas e aplicativos contêm informações de identificação pessoal (PII). Além disso, essas empresas têm se esforçado para determinar quem tem acesso aos sistemas e aplicativos que contêm dados controlados pela LGPD e documentar porque esse acesso foi concedido.

O gerenciamento de identidade e acesso (IAM/IDM) por meio do Corpia IGA permite que as empresas documentem quem tem acesso a quê e determinem quando e por que o acesso foi concedido. Uma solução como essa permite que as empresas possam controlar e governar suas identidades, protegendo assim seus dados confidenciais e mitigando os riscos inerentes a LGPD.

Automatizando a criação e o controle de acessos

Obter uma visão geral dos dados da organização é um bom lugar para começar ao implementar seus processos de LGPD. O controle de quem tem acesso aos dados confidenciais, por quanto tempo e relatórios de auditoria (o “porquê”) podem ser significativamente mais fáceis com um programa de gerenciamento de identidade e acesso, que permite que sua organização automatize o controle de acesso e aumente a segurança dos acessos de TI.

Uma vez que o processo de gestão de identidades está em vigor, as organizações têm um sistema que suporta a manutenção contínua e o controle do acesso do usuário. Inerente às soluções de IAM está a governança de acesso, que aplica de forma consistente regras de negócios e políticas de segurança aos usuários em todo o ciclo de vida do trabalhador: contratação, mudanças de cargos e demissões.

O gerenciamento avançado de identidade e acessos também permite que as organizações identifiquem sistemas e aplicativos que contêm dados específicos a LGPD. Um exemplo é a empresa marcar quais sistemas e aplicativos que armazenam informações pessoais e depois extrair facilmente relatórios com essas informações.

Esse nível granular de controle oferece suporte à conformidade com a LGPD e aprimora a operação de TI, fornecendo acesso automático aos usuários que precisam dele com base em sua função e integrado ao RH reduzindo a quantidade de chamados de liberação de acessos e elevando a segurança.

A tecnologia Corpia IGA apoiando o processo de Conformidade com a LGPD

A tecnologia é uma ferramenta eficiente para atingir a conformidade com os aspectos de segurança de dados e gerenciamento de acesso (IAM) da LGPD, permitindo que as organizações implementem processos para controlar, gerenciar e auditar o acesso aos dados, o que é um pré-requisito importante para reduzir o risco.

Trabalhar com uma ferramenta Gerenciamento de Identidade (IDM) permitirá a sua empresa alinhar processos de negócios e tecnologia, aproveitando melhor os padrões de práticas recomendadas incorporados à solução para gerenciamento e controle de acesso, bem como relatórios de auditoria e detecção eficiente de violações de segurança.

O Corpia IGA atende todo o processo de liberação de acessos desde a contratação do funcionário, mudança de cargos e desligamento garantindo que somente os cargos e funções corretas terão acessos aos dados sensíveis. Assim, sua empresa reduz a possibilidade de vazamento de dados bem como pessoas que não deveriam ter acessos indevidos.

Entre em contato e veja como o Corpia IGA pode auxiliar na Conformidade com a LGPD

Entre em contato por meio do nosso formulário e saiba como integrar seus sistemas e reduzir chamados.

comercial@corpia.com.br

Deixe uma resposta