Lei de proteção de dados: o que você precisa saber para proteger sua empresa?

A segurança da informação e o desejo de manter as negociações em sigilo são realidade para diversas empresas. Entretanto, em um mundo cada vez mais conectado, essas ações podem ser um desafio. Então como manter a sua organização em segurança, cumprindo a lei e oferecendo proteção aos colaboradores, clientes e stakeholders?

De início pode parecer difícil, mas existem diversos mecanismos que podem ser adotados para facilitar esse processo, incluindo softwares de segurança. É importante ter em mente que nos últimos anos diversas empresas precisaram modificar processos, se adequando aos pedidos da nova lei, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Ainda está em dúvida e quer saber como esse processo de segurança funciona? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba mais!

A nova Lei Geral de Proteção de Dados

Com o objetivo de manter a população em segurança, melhorando a relação com as empresas e o uso dos dados que são coletados, foi aprovada uma nova lei que restringe e que acompanha a forma como as empresas estão captando e tratando cada uma das informações.

Vale lembrar que existem diversos casos de vazamento de dados, desde os mais simples até aqueles que atingem milhões de pessoas. Além de ser um problema grave de segurança, essa ação pode impactar diretamente nas pessoas que confiaram na sua organização e que disponibilizaram dados importantes.

Como evitar esse problema?

Existem algumas medidas que podem ser adotadas para evitar que essa seja uma realidade. Manter a segurança e sigilo de alguns dados, treinar a equipe responsável por coletar a armazenar os dados e ter uma política séria sobre o assunto são algumas das medidas. Confira outras opções abaixo.

Ofereça capacitação

Aproveite esse momento de mudança para treinar os seus colaboradores. Tenha em mente que uma equipe preparada não vai vazar informações importantes e que os clientes estarão mais seguros com aqueles que compreendem a importância desse mecanismo de defesa.

Essas pessoas são as responsáveis por coletar, armazenar e triar esses dados, ou seja, qualquer problema nessa etapa pode comprometer todo o processo. Seja sincero com os colaboradores e use esse momento para salientar a importância de cada um.

Invista em segurança

Faça uma revisão de todas as soluções que são utilizadas pela empresa e tenha em mente que a segurança deve estar em primeiro lugar. Faça a análise de novas plataformas e modelos de atuação, teste as soluções e veja qual delas pode oferecer a maior segurança para aqueles que confiam em você.

Essa etapa é importante para que você escolha o parceiro ideal para o seu negócio, alguém que será responsável por contribuir com o crescimento.

Tenha um software

Ter um software preparado também é uma das melhores opções. Esse mecanismo será capaz de facilitar a rotina de trabalho, entregando o acesso ideal para cada um dos colaboradores. Assim fica fácil manter os processos em segurança, conferindo o acesso de cada um.

Quer saber mais? Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe!

Deixe uma resposta