Como manter uma política de senhas eficaz na sua empresa?

Com a aumento de nossas comunicações privadas, transações financeiras e informações de saúde sendo armazenadas online, a acessibilidade dessas informações para os usuários apresenta sérios riscos de segurança. Uma política de senha forte é a linha de frente de defesa das informações confidenciais do usuário.

Os administradores hoje desempenham um papel mais crítico do que nunca ao educar e garantir que os usuários estejam cientes dos riscos de segurança que enfrentam e que eles precisam usar senhas fortes como uma primeira linha de defesa contra golpistas e hackers.

Neste artigo, explicamos como aplicar uma política de senha eficaz na sua empresa. Confira!

A tecnologia deve facilitar o desenvolvimento das senhas

Tecnologias como senhas de uso único, certificados de cliente, cartões inteligentes e biometria podem adicionar camadas à segurança da conta. A autenticação de dois fatores combina várias camadas de segurança, aumentando assim a segurança geral do sistema. Quanto mais crítico o sistema, maior o número de camadas de autenticação que ele deve incluir.

No entanto, a senha tradicional ainda continua sendo o método principal de autenticação do usuário. Assim, apesar do número de camadas incluído no sistema, todos eles geralmente dependem de uma combinação de nome de usuário e senha. Ao criar uma política de senha, os administradores devem se concentrar nestes três elementos principais:

Entender a política de senha forte

Uma política de senha é um conjunto de regras criadas para melhorar a segurança do computador, motivando os usuários a criarem senhas confiáveis e seguras para, em seguida, armazená-las e utilizá-las de maneira adequada. Normalmente, uma política de senha faz parte dos regulamentos oficiais de uma organização e pode ser empregada como uma seção do treinamento de conscientização de segurança.

Embora a maioria dos usuários compreenda a natureza dos riscos de segurança relacionados a senhas simples, ainda há frustração quando os usuários são obrigados a gastar tempo tentando criar uma senha que atenda a critérios desconhecidos ou tentando lembrar uma senha forte criada anteriormente.

Aplicação de senhas eficientes

As senhas são a primeira linha de proteção contra qualquer acesso não autorizado ao seu computador pessoal. Quanto mais forte for a senha, maior será o nível de proteção do computador contra softwares mal-intencionados e hackers.

Para poder criar uma senha eficiente e gerenciar da melhor forma possível, os gestores devem se atentar aos critérios de segurança e certificar-se que uma senha forte também estimula os usuários devido ao uso constante.

Práticas recomendadas de política de senha eficaz

Uma senha pode seguir as diretrizes tradicionais, mas ainda assim ser fraca. Os usuários que não conseguem se lembrar de suas senhas fortes e acabam anotando-as ou tendo que redefinir suas senhas constantemente prejudicam os benefícios de uma política de senhas fortes.

Portanto, as senhas são uma peça do quebra-cabeça de segurança na empresa. Manter as contas de usuário seguras requer uma combinação de um processo completo para a criação da senha eficaz e um sistema fácil de usar para os usuários manter essas senhas seguras.

Entre em contato conosco e faça uma cotação agora!

Deixe uma resposta