Dicas essenciais para reduzir os custos de administração de TI

Na atualidade, a equipe de TI deve naturalmente se posicionar estrategicamente para ajudar outros departamentos a melhorar o desempenho sem aumentar os custos.

Então, é isso que vamos discutir hoje. Aqui estão algumas dicas para reduzir custos de TI e tornar as operações e o gerenciamento mais simplificados e mais estratégicos. No fim desse artigo, iremos te apresentar o melhor software para redução desses custos tecnológicos. Confira agora mesmo!

Automação dos procedimentos operacionais

A primeira dica importante que trazemos é automatizar certas tarefas repetitivas, economizando tempo e dinheiro e melhorando sua qualidade e confiabilidade.

Basicamente, ao automatizar os processos de TI, você pode eliminar erros e retrabalho manual e, além de aumentar a produtividade geral, também pode auditar e rastrear as etapas executadas para diagnosticar com mais precisão possíveis falhas.

Utilize Cloud Computing

Com esse recurso, todo o trabalho que precisar ser feito dentro da infraestrutura ficará sob a responsabilidade do provedor. Você só precisa pagar a taxa de serviço estipulada em contrato.

Servidores, aplicativos e hardware não são mais sua preocupação, nem os custos a eles associados, pois você receberá todo o conteúdo de forma virtualizada. Mantenha-o sempre atualizado e a disponibilidade será muito melhor que a dos métodos tradicionais.

Você também pode aproveitar esta oportunidade para comprar software no modelo SaaS, armazená-lo na nuvem, usar plataformas de desenvolvimento online, backups online e outras soluções em produtos e serviços baseados em nuvem.

Adote soluções integradas

Sabemos que o enredamento da empresa com o sistema está sempre crescendo. Nesse sentido, fazer com que as soluções “dialoguem” pode não só ajudar a reduzir os custos de TI, mas também melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo departamento.

Ao mesmo tempo, é necessário amenizar as pausas relacionadas a questões técnicas, o que reduzirá a produtividade da área de TI, que precisa parar tudo para resolver o problema e das operações do negócio.

Dessa forma, a integração da solução ajuda a agilizar o processo e fornece um ambiente no qual os usuários podem tirar o máximo proveito de suas funções. Quando elas estão sempre disponíveis, não há razão para interromper o trabalho.

Investir em monitoramento

Outra alternativa para reduzir os gastos com TI é o trabalho preventivo. Investir em soluções e práticas para monitorar a infraestrutura e gerenciar aplicativos pode evitar problemas operacionais.

Portanto, use sempre soluções e métodos que possam realizar backups automaticamente, verificar constantemente o tráfego de dados, evitar ataques ao sistema e avaliar constantemente o uso dos recursos da infraestrutura. O apoio de empresas de consultoria pode ajudar muito nesse sentido.

Corpia

O Corpia IGA elimina os processos complexos e demorados frequentemente necessários para controlar a identidade, gerenciar contas privilegiadas e controlar o acesso. As nossas soluções podem melhorar a agilidade dos negócios enquanto resolvem seus desafios de IAM e IDM por meio de ambientes locais, em nuvem ou híbridos.

Com o Corpia, o gerenciamento de identidade fica mais simples, permitindo gerenciar totalmente o ciclo de vida dos usuários de sua empresa. Isso é válido no momento da contratação dos colaboradores pelos departamentos de RH em todas as fases operacionais inerentes a esse setor. Todo o ciclo de vida pode ser automatizado para alcançar maior segurança, controle de acesso e auditoria.

Deixe uma resposta