5 dicas para melhorar a segurança de dados da sua empresa

Os dados da sua empresa são bens preciosos, portanto, é imprescindível saber o que pode ser feito para melhorar a segurança dessas informações, não é mesmo? Afinal, ataques ou perdas representam um enorme prejuízo para o negócio e, em algumas situações, é difícil solucionar completamente o problema.
Quer saber o que pode ser feito para assegurar a segurança de dados da sua organização? Acompanhe com atenção esse guia prático.

Boa leitura!

1. Invista em antivírus, antispam e firewall

Para melhorar a segurança dos dados de qualquer empresa, é necessário investir em tecnologia de ponta. Esse investimento é fundamental para garantir a proteção das informações que o empreendimento captura, armazena e trata.

Contudo, a tecnologia por si só não faz tudo sozinha, também é importante pensar nos antivírus, antispam e no firewall, pois são os recursos que possibilitam tal segurança.

Saiba que os softwares para eliminar os crackers estão em constante evolução, com isso é necessário salientar que a utilização de tecnologias licenciadas e atualizadas, é a chave para que tudo se mantenha da forma correta.

Ou seja, jamais recorra a programas não licenciados, já que não fornecem a mesma segurança e são ilegais.

2. Se preocupe com o backup de dados

É essencial entender que qualquer sistema, independente da sua eficiência, está sujeito a sofrer com problemas. Em alguns cenários, o prejuízo dá para ser previsto, entretanto, em outras situações, não haverá tempo para assegurar a proteção das informações.

Logo, se o objetivo é melhorar a segurança de dados da sua empresa, comece a refletir sobre as soluções de backup. Seguramente, é uma das melhores estratégias para se manter protegido.

Saiba que é indicado que os dados de backup sejam armazenados em algum local remoto e protegido, distante do ambiente principal da empresa.

3. Saiba quais são os seus dados

Se os dados da sua empresa fossem atacados, você saberá quais são as informações mais importantes e quais são as perdas mais prejudiciais para o seu negócio?

Compreenda que esses são os dados necessários para manter o foco no momento de garantir a proteção, pensando, até mesmo, na limitação de pessoas que vão conseguir acessá-los.

É primordial conhecer com clareza a estrutura da organização e armazenamento dos dados, contrário a isso, certamente, não haverá como melhorar a segurança dessas informações.

4. Realize a análise de riscos frequentemente

Os recursos tecnológicos estão em constante desenvolvimento, portanto, a tecnologia que evolui com agilidade para manter a segurança de dados da sua empresa, também se atualiza rapidamente para facilitar a vida de bandidos.

Desse modo, a solução utilizada hoje, não é a mesma tecnologia indicada para daqui a seis meses. Compreenda que, dependerá da agilidade das atualizações.

Justamente por esse motivo, que é importante avaliar a tecnologia que está sendo usada e averiguar se as tentativas de ataque estão sendo eliminadas com sucesso.

É recorrente encontrar empreendimentos que julgam estar protegidos, porém, acabam sofrendo com algum ataque.

5. Gerencie o acesso às informações

Para melhorar a segurança de dados, controle o acesso dos colaboradores a essas informações, principalmente quando há muitas pessoas operando na empresa.

Entenda que há pessoas mal intencionadas e há aqueles colaboradores inocentes, que não compreendem determinadas tecnologias, podendo ocasionar algum prejuízo aos dados do negócio. Agora é com você!

Entre em contato conosco e faça cotação dos nossos serviços.

Deixe uma resposta