Proteja os dados do seu negócio

5 erros que comprometem a segurança de dados

Considerando o século 21 como sendo a era da informação tecnológica, os arquivos digitais acabam sendo cada vez mais valiosos do que qualquer quantia ou qualquer tipo de moeda de troca físico. Isso se torna cada vez mais vívido com o crescimento de plataformas digitais responsáveis pela guarda de arquivos, informações e qualquer outro artificio digital que seja de suma importância para a empresa.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ERA DIGITAL

A segurança da informação vem ganhando destaque cada vez maior, uma vez que os roubos a softwares vêm crescendo com uma velocidade absurda. A área responsável pela tecnologia da informação e pela segurança dos dados trabalham com base em três princípios fundamentais para sua existência, que são eles:

DISPONIBILIDADE

Tornar os dados acessíveis a qualquer momento apenas às pessoas que estejam devidamente autorizadas a obtê-las.

INTEGRIDADE

Garante a integridade das informações, impossibilitando distorções que acabem prejudicando a mensagem que ela realmente queira repassar.

CONFIDENCIALIDADE

Como citado anteriormente, a informação só pode ser acessada por quem pode está autorizado a ter acesso a ela.

As falhas humanas que possam acabam afetando qualquer um desses três princípios, acabam por prejudicar drasticamente a guarda dos dados e informações, seja essa falha ocorrida de forma acidental ou intencional. Por exemplo, uma falha nas operações que protegem o ativo tecnológico da empresa, acaba por prejudicar a imagem e a estrutura do negócio.

OS 5 ERROS QUE PODEM COMPROMETER A SEGURANÇA DE DADOS DO SEU NEGÓCIO

A seguir, você vai descobrir os cinco erros mais comuns que acabam por comprometer a segurança dos ativos tecnológicos de uma empresa:

1.AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS NA SEGURANÇA DOS DADOS:

O primeiro erro, é cometido por diversos empreendedores em relação a segurança da informação, que é a falta de investimento. Hackers invadem sistemas todos os dias, cabe a cada administrador proteger suas informações do roubo, seja optando por um sistema próprio de TI ou usando mão de obra terceirizada que oferte esse serviço.

2.FALTA DE ATUAÇÃO PREVENTIVA:

Como se não fosse pouco não investir na proteção de dados, outro erro bastante comum é não investir em uma atuação preventiva, ou seja, na capacidade que a empresa tem de proteger as suas informações em caso de vazamento.

3.MANTER SEU SISTEMA DESATUALIZADO:

As máquinas estão a cada dia mais sendo atualizadas, sendo reprogramadas para atingirem objetivos que facilitem nossa vida. Manter sistemas desatualizados, permite que softwares mais avançados possam acessar computadores mais antigos com mais facilidade, sendo um risco a privacidade dos dados.

4.NÃO LIMITAR O ACESSO AS INFORMAÇÕES:

Um importante fator que fere diretamente o princípio da confidencialidade, é não limitar as informações de acesso. Ao permitir que qualquer funcionário possa ver e acessar às informações, você acaba dando margem para possíveis vazamentos.

5.NÃO EXECUTAR A MANUTENÇÃO CORRETA DAS MÁQUINAS:

Um forte indicador para proteção das informações, é estar com suas máquinas em pleno funcionamento, claro que, não podemos impedi-las de quebrar, porém, conseguimos “estender” seu tempo de vida executando uma correta manutenção preventiva de tempos em tempos.

Esses são alguns dos principais erros cometidos que acabam prejudicando a segurança da informação do negócio, saber disso te faz agir com mais assertividade.

Venha já proteger seu principal ativo conosco, entre em contato e solicite agora mesmo uma cotação.

Deixe uma resposta