Saiba o que é sequestro de dados e como evitá-lo

Um dos grandes riscos para qualquer empresa que tem informações relevantes em seus sistemas (o que são praticamente todas hoje em dia) é sofrer com invasões de hackers, que podem causar enormes estragos. Por exemplo, com sequestro de dados.

Por isso, para que os gestores e responsáveis possam ficar atentos a este problema, preparamos este conteúdo. Aqui, mostraremos o que é exatamente o sequestro de dados e de que forma é possível se prevenir para evitar este tipo de questão nos sistemas da empresa.

O que é sequestro de dados

O sequestro de dados é uma forma que hackers e agentes mal intencionados têm de atrapalhar uma empresa e pedir recompensas para liberar as informações. Como o nome diz, é como um crime de sequestro na vida real.

Como ocorre?

Para isso, os invasores utilizam vírus chamado ransomware, que tem justamente a função de, ao entrar no sistema, codificar todos os dados relevantes e, desta forma, impedir a visualização e o uso necessário pela empresa.

Ou seja: o negócio fica de mãos atadas, já que depende de grande parte daquelas informações. Sem elas, é difícil dar continuidade às funções diárias e rotineiras da empresa.

E assim é feito o processo de sequestro de dados, com a introdução de um vírus ransomware no sistema de uma empresa. Sabendo disso, agora é a hora de tratar sobre as formas de evitar este problema.

Como evitar o sequestro de dados?

A partir do momento em que sabemos que trata-se de um vírus colocado nos computadores e sistemas, o primeiro passo é o que sempre se fala contra este tipo de invasor: muito cuidado na navegação.

Sempre que houver conteúdos suspeitos, em e-mails e links, o ideal é evitar o clique que leve a qualquer página desconhecida. Além disso, ter os melhores sistemas antivírus instalados também é um fator bastante importante para que o risco seja menor.

Por isso, mantenha sempre o sistema atualizado, nunca deixe de fazer os upgrades necessários e, claro, busque sempre os softwares que ofereçam maior segurança para navegação, garantindo também barreiras mais protetivas contra as invasões de vírus.

Tenha backup

Além disso, é fundamental que a empresa se preocupe em fazer constantes backups de informações e dados. Assim, caso o problema venha a ocorrer, pelo menos há uma forma, baseada em arquivos recuperados, de tentar minimizar e evitar as maiores dificuldades relacionadas a esta questão.

Essas são algumas informações relevantes sobre o processo de sequestro de dados. Fica claro que trata-se de um problema sério e, portanto, precisa ser atacado de maneira firme para que não aconteça na empresa.

Para isso, é muito importante, além do conhecimento e da navegação segura dos colaboradores, ter um software com capacidade de segurança grande, com potencial de proteger o negócio e de oferecer soluções quanto a estas questões.

Faça sua cotação conosco

Para finalizar, temos um convite a você: faça sua cotação conosco

Somos desenvolvedores de um software completo, que trará segurança, redução de custos e agilidade no seu setor de TI. Não perca tempo, conheça melhor o serviço e tenha a cotação em mãos. Certamente, será o primeiro passo para a maior eficiência em sua empresa.

Deixe uma resposta