O que é IAM (Gerenciamento de Identidades e Acesso)?

O gerenciamento de identidades e acesso (IAM) é uma forma de identificar um usuário e garantir que ele tenha acesso somente ao que lhe foi permitido previamente.

Assim, o IAM atua na segurança para impedir que os usuários que não têm as permissões necessárias não tenham acesso às informações sensíveis. Sendo assim, é uma forma de gerenciar um conjunto de identidades digitais, bem como os privilégios associados a elas.

Identidade no contexto da computação

Na computação, é considerado enquanto identidade o conjunto de propriedades que poderão ser medidas e registradas de forma digital. O objetivo é verificar uma identidade específica e o sistema do computador usará como base uma avaliação do usuário, buscando por algumas características específicas deste.

Caso haja correspondência na busca, a identidade do usuário será confirmada. Essas características são chamadas também fatores de autenticação pelos profissionais do ramo, visto que confirmam que um usuário é quem diz ser.

Gerenciamento de acesso

O acesso que se refere esse termo fala a respeito dos dados que o usuário poderá ver e quais são as ações que poderão ser feitas com as informações após a realização do login.

Por mais que a identidade de um usuário seja de fato verificada, isso não significa necessariamente que ele terá a capacidade de acessar os dados e as informações que desejar. Logo, ele poderá somente movimentar o que for de sua competência, de acordo com uma determinação previamente estabelecida.

Importância do IAM para a computação em nuvem

A computação em nuvem armazena os dados em um local no qual eles podem ser acessados de forma remota, contando com a internet para isso. Como todos os usuários, ao se conectarem à internet podem ter esse acesso, é necessário alguns cuidados.

Assim, o IAM se tornou muito mais importante nesse cenário, pois como o seu objetivo é controlar o acesso, o usuário será determinado pelo dispositivo e pela localização e assim poderá ser conferido a ele o acesso ou não aos dados contidos na nuvem.

O que faz uma solução IAM?

A IAM permite que os administradores de TI consigam gerenciar com muito mais segurança e eficácia as identidades dos usuários e permite que sejam determinados os privilégios de acessos dessas pessoas às informações específicas.

Adotando as medidas oferecidas pelo IAM, os administradores podem configurar e modificar as funções do usuário e poderão rastrear e identificar as atividades que foram realizadas por essa pessoa, de forma que sejam aplicadas as políticas para proteger a segurança e a privacidade dos dados.

Vantagens do IAM

Ao utilizar o IAM a empresa pode aplicar todas as políticas de segurança em setores diferenciados.

Com o uso das ferramentas adotadas por esse gerenciamento, soluções como a restrição ao que determinados usuários podem acessar se tornam uma forma de evitar que pessoas não autorizadas acabem acessando dados sensíveis contidos nos registros da empresa.

Outro ponto importante é que a utilização do IAM também está de acordo com a Lei Sarbanes-Oxley, a qual determina que as empresas devem utilizar controles internos para garantir a integridade de dados financeiros.

Entre em contato por meio do nosso site para uma cotação!

Deixe uma resposta