Os desafios de segurança de TI no trabalho remoto

Com a pandemia causada pelo vírus da Covid-19 e as medidas de isolamento social, o trabalho remoto se tornou a regra para muitas empresas. O problema é que com ele, vieram diversos desafios para a segurança das redes empresariais. Neste artigo, vamos conferir alguns deles

A tecnologia da informação, hoje, está presente em diversos setores e ramos de negócios. As empresas que ainda não operavam de forma remota tiveram que aderir a modalidade de home office para não parar as suas atividades em meio a crise sanitária instalada nos últimos anos.

Com essa forma de trabalho vieram inúmeros acessos remotos, principalmente de trabalhadores que passaram a atuar em suas casas. Com isso, manter a segurança no ambiente virtual das empresas se tornou ainda mais essencial para as atividades.

Assim, vamos agora conferir quais são os principais desafios de segurança de TI no trabalho remoto.

Vazamento de dados

A maior parte dos problemas de segurança em redes de TI está ligada a ação de hackers que podem roubar, clonar ou mesmo distribuir informações importantes da empresa.

O acesso remoto dos funcionários, de certa forma, pode facilitar a ação desses criminosos. Isso ocorre, pois ao utilizarem computadores domésticos abrem mais portas para a invasão do sistema, uma vez que esses aparelhos também são utilizados para outras finalidades e em outros ambiente.

Com isso, ao conseguir instalar programas ocultos nos computadores os hackers conseguem monitorar as atividades através de inúmeros meios inclusive de capturas de tela que permitem visualizar as senhas de acesso ou até mesmo as informações mostradas no monitor.

Assim, eventualmente, os dados e informações da empresa podem ser amplamente distribuídos pela web, causando sérias consequências.

Conexões e navegação

Outro desafio que se coloca para os acessos remotos é relativo às conexões. Normalmente, nas redes empresariais as conexões seguem protocolos mais seguros e também são apoiadas por servidores dedicados que apresentam mais estabilidade.

As conexões domésticas por outro lado são mais suscetíveis à invasões. Como parte desse problema se relaciona ao armazenamento de dados de navegação, a VPN, navegação privada, é muitas vezes colocada como uma solução. No entanto, ela não resolve todas as fragilidades das conexões domésticas, pois ela apenas impede o armazenamento de dados de navegação.

Ausência de antivírus e senhas fracas

Esse tópico pode ser um tanto óbvio, porém muitas pessoas nem mesmo possuem antivírus em seus computadores, contando apenas com as proteções garantidas pelas grandes empresas da web como as redes sociais e o Google.

No entanto, os programas de antivírus são capazes de identificar programas e códigos mal-intencionados nos computadores domésticos e também eliminá-los.

Porém, um antivírus de má qualidade ou não atualizado tem pouca ou mesmo nenhuma eficácia contra invasões e malwares.

Outro problema ainda muito comum são as senhas fracas. Os programas que decodificam senhas utilizam algoritmos que executam infinitas possibilidades de senhas, gerando-as em ordem até chegar naquela que permitirá o acesso.

Assim uma senha como 123, será rapidamente descoberta. Uma senha com um número e um nome demorará um pouco mais, e senhas com caracteres especiais, números e letras aleatórias será muito difícil de ser desvendada.

Se você se identifica com esses desafios, o Corpia pode ser sua solução. Peça uma cotação agora mesmo.

Deixe uma resposta