Gestão de segurança da informação: saiba o que é a norma ISSO 27001

informação e os dados pessoais são os bens mais valiosos de uma empresa, e agora, com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, se tornou verdadeiramente uma fonte de possíveis prejuízos caso as devidas precauções não sejam tomadas.

gestão de segurança da informação é um dever de toda e qualquer empresa que coleta, armazena e analisa dados, tanto de clientes, quanto de fornecedores, e até mesmo sobre si própria.

Para isso, existem padrões internacionais, como a Norma ISO 27001, que explicaremos em detalhes o que é e como funciona. Confira!

O que é a Norma ISO 27001?

ISO 27001 é uma norma padrão utilizada como referência no mundo quando falamos em certificações sobre a gestão de segurança da informação. Ela começou a ser construída ainda nos anos 1990 no contexto do Governo Britânico, e se atualiza constantemente ao longo do tempo.

É preciso compreender que, sendo um padrão, não possui compromisso com nenhum organismo ou entidade, ou seja, é neutra. Pode ser aplicada por qualquer negócio, independente do seu tamanho.

A própria International Organization for Standardization (ISO), afirma ser uma visão 360º do tema, abordando a segurança digital, a proteção dos meios físicos, assim como o devido licenciamento de programas e capacitação dos recursos humanos.

Quais os benefícios de implementar a ISO 27001?

Em primeiro lugar, ao implementar esse padrão, a sua empresa mostra ao mercado o compromisso com a segurança da informação, algo que é imprescindível para conseguir contratos de alto valor, assim como possíveis movimentos de fusões e aquisições.

Ainda, garante o monitoramento correto dos dados e uma alocação assertiva de recursos, sem desperdícios, mas também sem deixar áreas fundamentais descobertas. Paralelamente, transmite profissionalismo aos seus clientes e fornecedores, gerando negócios mais lucrativos e duradouros.

Por fim, precisamos mencionar um dos pontos mais importantes, que é blindar o seu negócio em relação à LGPD, que, em caso de vazamento de dados, poderia acabar com o seu negócio.

Como a certificação é emitida?

Assim como todas as Normas ISO, a metodologia é pautada no pensamento ágil, composto de quatro etapas: planejar, fazer, checar e agir.

Implementação do projeto

O projeto se inicia com o planejamento, que envolve compreender as necessidades imediatas da empresa, assim como o âmbito que será desenvolvido com um Sistema de Gestão da Informação.

Na segunda fase, de diagnóstico, são analisados os pontos críticos, assim como a definição de uma política capaz de deixar claro de modo objetivo quais são esses riscos.

Em seguida, os planos de ação são definidos, as políticas a serem implementadas são aprovadas pela empresa certificadora e pelo negócio que deseja ser signatário da norma, além dos registros formais de toda essa documentação.

Após registrar os planos, eles automaticamente são colocados em prática, incluindo a capacitação da equipe, obtenção de novos equipamentos (se necessário), atualização de sistemas, ou tudo o que foi notado durante o diagnóstico e documentado no plano de ação.

Por fim, conferindo os indicadores e acompanhando o andamento dos trabalhos, se tudo correr dentro do previsto, a empresa é certificada.

Estima-se que todo o projeto dure de 6 a 16 meses, dependendo da sua complexidade.

Corpia como sua aliada

A Corpia é especializada em segurança da informação, fornecendo sistemas de gestão de credenciais e auditorias para garantir a conformidade com os mais altos padrões sobre o tema.

Se você deseja obter a Norma ISO 27001 para se destacar no mercado, conte com a nossa equipe de especialistas. Preencha o formulário de contato para mais informações.

Deixe uma resposta