Qual o nível de segurança dos dados da sua empresa? Descubra aqui!

Ao longo da pandemia de coronavírus, com um número crescente de empresas adotando o home office, também cresceu o nível de crimes virtuais, seja em quantidade ou em sofisticação. Assim, como os sistemas de segurança evoluem, os criminosos também encontram novas maneiras de invadir sistemas.

Um exemplo emblemático do ano de 2021, foi o mega vazamento de dados pessoais de cerca de 227 milhões de brasileiros, isso significa que até mesmo pessoas já falecidas tiveram os seus dados expostos na internet.

Se até mesmo o Poder Público tem dificuldade de lidar com essas questões, imagine como a iniciativa privada está precisando tomar cuidado! Por isso, primeiro precisa-se identificar os desafios, para então agir.

Mas, você sabe qual é o nível de segurança da sua empresa? Venha descobrir!

1. As suas senhas são aleatórias?

Essa é uma pergunta bem capciosa. Pode parecer que senhas padronizadas são uma boa medida para combater acessos indevidos, mas essa é uma confusão muito comum. Se as suas senhas seguem um padrão, caso um bandido descubra uma delas, terá maior chance de descobrir todas as outras.

Saiba que todos os anos, 60% das pessoas utilizam senhas fracas em múltiplas contas, mesmo que elas tenham sido expostas na internet. Esse é um poderoso indicativo de como o brasileiro não está educado para o mundo digital. Uma senha forte é composta de:

  • Caracteres alfanuméricos (abc, 123);
  • Caracteres que não estão em sequência;
  • Letras maiúsculas e minúsculas;
  • Caracteres especiais (!@#$%);
  • Nada de data de aniversário, ou padrões fáceis de lembrar.

2. Os seus softwares estão atualizados?

Softwares desatualizados são uma porta de entrada para indivíduos mal-intencionados. Saiba que as empresas lançam versões anualmente, justamente para combater falhas e erros que podem comprometer a segurança.

Os bandidos também acompanham essas atualizações, e como elas são abertas, podem facilmente identificar as vulnerabilidades das versões anteriores para explorar justamente quem não se adaptou.

3. Há um controle de acesso?

O dilema segurança ou produtividade nada mais é do que uma falácia. É possível que a sua empresa seja extremamente produtiva, controlando o acesso dos colaboradores a áreas que são realmente necessárias para que as suas tarefas sejam cumpridas.

O controle de acesso trata-se de criar credenciais que funcionam apenas em algumas partes de um sistema. Por exemplo, um sistema de gestão precisa ser usado por quase todos os membros da companhia, mas não o tempo todo e nem todas as funções. O controle direciona esse acesso e bloqueia o que não é necessário.

4. Backups fazem parte da rotina?

Saiba que fazer backup é uma tarefa que precisa estar na rotina, de preferência, de modo automatizado e salvo fora do equipamento em questão. Existe um crime virtual chamado de Ransomware, que sequestra a sua máquina e, para recuperá-la, é preciso pagar um resgate para poder voltar a usá-la com os seus dados.

O backup, até hoje, é a única maneira de recuperar o acesso sem precisar desembolsar uma grande quantia para os criminosos.

5. Possui uma assessoria especializada?

A segurança digital está se tornando um tema cada vez mais central no debate da transformação digital. Existem legislações específicas, mas até mesmo o sistema jurídico está precisando quebrar a cabeça para aprender a lidar com essas situações.

Uma assessoria, ou o contato direto com uma equipe especializada, é fundamental para conhecer os riscos que o seu negócio enfrenta diariamente, além de implementar formas de combatê-los.

Conte cada resposta positiva que você deu nesse conteúdo como 1 ponto. Para 5 pontos, a sua empresa está segura, caso não tenha feito nenhum, precisa tomar medidas urgentes, pois está correndo um risco neste exato minuto.

Entre em contato com a Corpia para solicitar uma cotação e otimizar ainda mais a segurança da sua empresa.

Deixe uma resposta