3 maneiras de estabelecer uma política de senhas para a sua empresa

Nos dias atuais, é essencial estabelecer uma política de senhas para a sua empresa. Afinal, o processo de cibersegurança ajuda a manter a consistência no mundo dos negócios, de modo a garantir a proteção eficiente aos dados e informações presentes na instituição. Obviamente, esse mecanismo tem como objetivo assegurar a integridade dos conteúdos institucionais e até mesmo de terceiros.

Nesse contexto, as senhas se apresentam como uma espécie de barreira capaz de impedir o acesso dos cibercriminosos às contas da organização. É justamente por esse motivo que elas precisam conter um alto nível de confiança, eficiência e segurança.

De fato, uma política de senhas deve ser estruturada em bases sólidas, permitindo a prática de ações seguras no ambiente interno. Por esse motivo, preparamos um artigo com dicas que ajudarão a sua empresa a implementar estratégias eficientes.

Aproveite e leitura!

Política de senhas para a sua empresa: como fazer?

Para estruturar uma política de senhas para a sua empresa, de maneira efetiva, é recomendado seguir algumas estratégias que, de fato, vêm se mostrando muito eficientes. Confira a seguir!

1. Oriente a sua equipe

Considere que uma orientação eficiente tem a capacidade de estimular a prática de ações mais conscientes e seguras. Aliás, diversos erros presentes nesse cenário apresentam total relação com a falta de conhecimento sobre as questões de segurança. Com base nisso, os seus funcionários devem ser ensinados a:

  • Não utilizar a mesma senha em diferentes contas, incluindo a de acesso ao site da empresa;
  • Não informar a senha a outros profissionais da instituição;
  • Manter atenção com relação aos e-mails de spam e outras atividades que visam capturar as senhas;
  • Não visitar sites inapropriados;
  • Não tentar burlar as blacklists que foram estabelecidas.

2. Inclua a troca periódica de senha na política de senhas para a sua empresa

Atualmente, mesmo levando em consideração as medidas de segurança utilizadas, é importante ter em mente que os cibercriminosos podem conseguir obter acesso as senhas utilizadas. Além disso, determinadas vulnerabilidades tendem a acarretar em vazamentos indesejáveis. Por esse motivo, é indicada a troca frequente das senhas, de modo a evitar a presença de qualquer tipo de problema.

Dessa forma, se um usuário mal-intencionado tiver acesso com determinada palavra-chave, possivelmente será uma senha antiga. Com base nisso, a ação não proporcionará impactos negativos para a sua empresa. Sendo assim, essa alteração poderá ocorrer de maneira mensal, trimestral ou semestral, por exemplo.

3. Estabeleça um bom nível de segurança

De fato, as senhas são extremamente visadas pelos hackers. Por esse motivo, é essencial que a sua empresa mova esforços para dificultar a ação deles. Como isso é possível? Por meio da combinação de senhas fortes e seguras. Uma dica consiste em fazer uma sequência complexa. Diante disso, siga algumas recomendações como:

  • Utilize caracteres minúsculos e maiúsculos;
  • Faça uma combinação de números, letras e caractere especial;
  • Não utilize combinações óbvias;
  • Use, pelo menos, oito caracteres;
  • Faça uso de um gerador de senha, pois ele fornecerá combinações complexas e aleatórias.

Após aprender como montar uma política de senhas para a sua empresa, aproveite para acessar o nosso site e solicitar uma cotação!

Deixe uma resposta