Afinal, o que é IDM?

Publicado em 1997, mas ainda muito utilizado atualmente, o IDM (Internet Download Manager) é uma ferramenta de gerenciamento de downloads criada pela Tonec Inc. a fim de acelerar o processo de download de arquivos da internet.

Como descrito no site oficial do IDM, ele é capaz de acelerar o processo de download em até 5 vezes, garantindo o melhor desempenho de aceleração possível.

Mas como isso funciona?

Continue conosco para entender como o IDM funciona, como utilizá-lo, quais as principais características e vantagens e outros detalhes importantes.

Boa leitura!

Como o IDM funciona?

O IDM funciona através de uma ferramenta inteligente, capaz de segmentar de forma dinâmica os arquivos desejados de download; em outras palavras, o programa “divide os arquivos em pedaços’’ para acelerar o download.

Esse processo, além da inutilização de estágios de login no aplicativo, permite que o processo de download do arquivo seja acelerado consideravelmente.

Principais características do IDM

Como o aplicativo evita estágios adicionais de login, além da técnica de segmentar os arquivos, a velocidade de download através dele é consideravelmente mais alta.

Vale destacar que o aplicativo não exige nenhum processo complicado, já que toma o download em apenas um clique. Além disso, o aplicativo permite o download de qualquer tipo de arquivo na maioria dos navegadores.

Outro ponto importante, é que o IDM é responsável por segmentar os arquivos de forma dinâmica, permitindo que o download seja retomado do ponto de parada caso algum problema tenha ocorrido, como falhas de conexão.

Vantagens do IDM

Como já mencionado, através do sistema de fragmentação dinâmica do arquivo, o download é acelerado em até 5 vezes quando comparado ao download comum.

Além disso, vale destacar alguns pontos importantes da utilização deste aplicativo:

– Segmentação dinâmica, permitindo retomada do download a qualquer momento;

– Download descomplicado, assim como o download comum;

– Baixa arquivos de diversos sites;

– Apresenta dois temas (escuro e claro);

– Ferramenta de agendamento de download disponível;

– Interface personalizável.

Como utilizar o IDM?

Antes de compreender como é utilizado, vale mencionar que o serviço completo é pago, tendo a possibilidade de efetuar um teste grátis com algumas limitações.

O plano mais comum, sendo para um único computador e durante um ano, apresenta atualmente o custo de R$ 62,50 pela licença.

O próprio programa disponibiliza tutorial de instalação, além de, uma aba no site oficial para apoio e suporte.

Mas não se preocupe, o uso do aplicativo é bem simples e intuitivo, como efetuar um download comum.

Em quais navegadores é possível utilizar o IDM?

O IDM suporta a maioria dos navegadores populares atuais. Confira a lista disponibilizada pelo site oficial do aplicativo:

Internet Explorer, MSN Explorer, AOL, Netscape Communicator, Netscape 6, Netscape 7, Mozilla, Mozilla Firefox, Mozilla Firebird, Opera, NetCaptor, UltraBrowser, Slim Browser, Avant Browser, MyIE2, Optimal Desktop, Ace Explorer, Advanced Browser, 27 Tools-in-1 Wichio, Browser, WindowSurfer, 550 Access Browser, FineBrowser Freeware, Kopassa Browser, Fast Browser Pro, Enigma Browser, GoSuRF, K-Meleon, Smart Explorer, The Off By One Web Browser, Smartalec Voyager, CrystalPort AppCapture, The Family Browser, XANA Web Browser, Bluto, AutoSurf, 32bit Web Browser, BrowseMan, WrestlingBrowser, Eminem Browser, UltraBrowser, Cygsoft LDAP Browser, Net M@nager.

Agora você já conhece o que é o IDM e as suas vantagens. Inscreva-se no blog do Corpia para receber conteúdos exclusivos como este!  

Deixe uma resposta