Conheça as tendências de segurança da informação

Em razão do crescente desenvolvimento da tecnologia nos contextos atuais, percebemos o quão preocupadas as empresas estão, no que se refere à segurança de informações e dados importantes. Mediante a isso, podemos prever tendências por meio do mercado da tecnologia no que diz respeito à segurança de dados, e é crucial que as empresas acompanhem essas novas tendências.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é segurança da informação e qual é a sua importância?

Primeiramente, a segurança da informação está relacionada a um conjunto de práticas e parâmetros em que um negócio tende a implementar em seus processos internos, a fim de garantir que os dados estejam sempre em segurança. Ou seja, a principal necessidade da segurança da informação é fazer esses conteúdos serem armazenados de maneira eficiente, sempre bloqueando acessos indevidos e protegendo a rede contra diversas outras ameaças cibernéticas.

Por esse motivo, é importante ressaltar que há, em geral, duas maneiras do vazamento e comprometimento de dados acontecer: a primeira está relacionada a práticas inseguras de operação, que tendem a ser ocasionadas pelos próprios colaboradores.

A segunda, está relacionada aos ataques maliciosos, advindos de meios externos através de softwares e malwares, por exemplo. Dessa forma, é necessário encontrar meios para contornar esses problemas, e muitos outros que se relacionam à segurança da informação de um negócio.

Principais tendências da segurança da informação

Agora que você já sabe o conceito e a importância da segurança da informação, confira abaixo suas principais tendências para o momento futuro.

1. Inteligência artificial (AI)

Por meio do uso da inteligência artificial, acabamos deixando atividades e processos obsoletos de proteção à segurança da informação de lado. Assim, acabamos dando lugar a ferramentas que garantem uma série de benefícios que vão ajudar e preparar os especialistas da segurança digital a enfrentar ataques de forma independente, sem contar na possibilidade de automatizar a proteção da empresa, fazendo o setor de TI focar em outras atividades e processos.

2. BlockChain como estrutura de segurança

Caso você não saiba, o blockchain consegue proporcionar ainda mais confiança na condução dos processos internos, oferecendo mais transparência e viabilizando valor entre os ecossistemas presentes nos negócios. Sem contar que o uso desse tipo de tecnologia reduz custos e até mesmo o tempo para que as transações sejam liquidadas, fazendo o fluxo de caixa ser ainda melhor.

3. Extinção de senhas

Como podemos perceber, os esforços constantes para otimizar a segurança da informação não param. Assim, uma das tendências para assegurar ainda mais a rede virtual, é a troca de senhas por identidade. Assim, é uma troca extremamente eficiente para garantir ainda mais segurança, uma vez que as contas podem ser protegidas contra usuários suspeitos e hackers.

Gostou deste artigo? Conforme vimos, a segurança de dados tem sido pautada há muito tempo pelas empresas, e agora, com o crescente desenvolvimento tecnológico, é possível prever tendências que tornarão a segurança da informação ainda mais eficiente e estratégica.

Portanto, agora que você já sabe as principais tendências na segurança digital, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e faça uma cotação conosco.

Deixe uma resposta