Com a pandemia desencadeada pela Covid-19, muita coisa mudou. No meio empresarial, uma das principais alterações foi a consolidação de uma tendência que rapidamente virou realidade: o home office. A partir de então, o aprimoramento constante da gestão de equipe remota passou a ser essencial.
Sem dúvida, o trabalho a distância proporciona diversas vantagens tanto para a organização como para os colaboradores. Para que ela seja um sucesso, entretanto, é fundamental que o gestor se atente a determinados aspectos e use a tecnologia a seu favor.
Para facilitar sua vida, selecionamos os principais pontos que você precisa levar em consideração. Confira cada um deles a seguir!
Ofereça uma excelente plataforma de gestão de tarefas
Em empresas de tecnologia, os colaboradores já estão acostumados a trabalhar com os mais diversificados softwares. À distância, a plataforma escolhida para acompanhar a evolução do fluxo diário de trabalho merece o devido destaque.
De maneira geral, a ferramenta deve ser plenamente capaz de suprir a falta do contato presencial. Na tela, o gestor e todas as demais pessoas envolvidas em um determinado projeto precisam saber como está o andamento das etapas.
Garanta a produtividade dos seus colaboradores
A plataforma que mencionamos anteriormente deve ser completa, mas não funciona sozinha. Cabe a você, gestor, organizar o mecanismo da melhor forma possível. Assim, é possível assegurar que todo mundo está na mesma página. Em termos práticos, adquira o hábito de:
- Escalar as melhores pessoas para as funções atreladas a cada projeto;
- Organizar as atividades a serem realizadas ao longo da semana;
- Alinhar as prioridades com o time.
Faça reuniões pontuais
Se o excesso de reuniões de trabalho presenciais mais atrapalha do que ajuda, esse fato também é verídico no trabalho home office. Para que os encontros sejam úteis e produtivos, certifique-se de marcar reuniões no início e no fim de cada semana, apenas se realmente for necessário. Também é interessante considerar um horário limite, para que a reunião não se estenda mais que o necessário.
Desse modo, toda a equipe tem espaço para relatar eventuais problemas e quais foram as soluções adotadas. Além disso, os profissionais já iniciam a semana de trabalho cientes de quais são as prioridades. Quaisquer modificações ou ajustes de última hora podem ser feitos de maneira assíncrona.
Mantenha o engajamento em alta
Uma das grandes dificuldades da gestão de equipe remota está ligada à manutenção do engajamento das pessoas. Em um primeiro momento, a situação é contornada por meio de reuniões livres entre os membros dos times.
Assim como no escritório físico, as pessoas precisam interagir umas com as outras sobre assuntos variados. Dada a flexibilização das normas de saúde, também é interessante promover alguns encontros presenciais ao longo do ano.
Tenha um sistema para gerenciamento de acessos
Por fim, mas tão relevante como os apontamentos anteriores, existe uma contínua necessidade de proteção dos dados da empresa. Diante disso, sua empresa precisa de um conjunto de soluções que contemplem:
- Gestão de identidades e governança de acessos;
- Mecanismo seguro para reset de senhas;
- Centralização dos sites mais utilizados pelos usuários.
Contar com essas e outras funcionalidades diariamente no seu negócio é mais fácil do que você imagina. Com nossas soluções integradas, você aprimora a gestão de equipe remota da sua empresa, deixando-a muito mais organizada e segura. Entre em contato com a gente agora mesmo e faça um orçamento!