Select Language
Select Language

A relação entre governança de identidades e segurança da informação

Em um momento no qual as empresas tornam seus sistemas de armazenamento de informações mais complexo e com maior número de dados obtidos, além de diversas outras funções que podem ser feitas em softwares especializados, vários aspectos saltam aos olhos em relação às possibilidades de segurança da informação.

Um deles é saber qual a relação, e a importância, da governança de identidades e a própria segurança da informação. De que maneira o controle sobre quem tem acesso aos programas e aos sistemas é essencial para que nada dê errado, nenhum dado vaze ou seja deletado sem permissão?

Isso é o que discutiremos nas linhas a seguir, apontando justamente para algumas questões relacionadas a esta relação, entre governança de identidade e segurança da informação.

Relação direta

Para começar, já é essencial deixar claro que a relação entre os fatores é direta. Saber gerir e guardar bem as identidades que têm acesso aos sistemas é um dos passos principais para que haja total segurança da informação na empresa.

Como isso acontece?

Primeiro, porque é a partir da governança de identidades que os donos dos dados conseguem dar permissão de uso e acesso apenas para quem realmente tenha papel relevante ao ter contato com as informações disponíveis no sistema.

Desta forma, é possível resguardar os dados de visualizações de pessoas e grupos que nada tenham a ver com aquilo. Sendo assim, realmente quem deve saber sobre aquelas informações, para realizar o trabalho e a análise correta delas, com responsabilidade e segurança, chega até os dados.

Acompanhamento do processo

Além disso, a partir da governança e de um bom sistema de segurança instalado, é possível acompanhar todo o trajeto de determinado usuário e sua relação com as informações a que está tendo o acesso.

Isso evita o mau uso das informações ou outras ações prejudiciais, garantindo maior segurança, evitando vazamentos e outros fatores importantes para o conceito de segurança da informação.

Formas de governança

Para realizar a correta gestão de acesso, para que assim a segurança da informação se mantenha como prioridade, os responsáveis pelos processos têm várias possibilidades de ferramentas.

Hoje, está governança de identidade não é mais feita apenas por um login e uma senha, pois estes formatos se tornaram cada vez mais vulneráveis a ataques de hackers.

Sendo assim, o que se vê hoje é a presença, em maior ou menor escala, de confirmações biométricas, ou ainda uso de tokens e outras autenticações. O objetivo é que o caminho até os dados seja mais complexo, dificultando a ação de quem não deveria ter acesso aos conteúdos em questão.

Desta forma, portanto, se faz a relação entre a governança de identidades e a segurança da informação. Como o armazenamento de dados em sistemas digitalizados e tecnológicos é um caminho sem volta, é fundamental que as empresas invistam na segurança e gestão ideal de quem pode ter acesso a estes conteúdos.

Faça seu orçamento

Está a fim de ampliar a segurança de seus sistemas? Saiba mais sobre nosso trabalho. Atuamos justamente na produção de softwares especializados nesta função. Por isso, não perca tempo e faça seu orçamento conosco. Assim, poderemos trabalhar juntos para que suas informações estejam sempre protegidas.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress