Por que você precisa de segurança de identidade?

A segurança de identidade é feita através da governança e do gerenciamento de acessos das identidades de uma empresa. Ela é importante principalmente por causa do crescimento atual do uso da tecnologia em nuvem.

Neste post vamos explicar por que a segurança de identidade é tão importante e por que sua empresa precisa se preocupar com ela. Leia e saiba mais!

Conceituação de segurança de Identidade

Vamos começar conceituando o que é identidade digital. Ela é uma conjunção de atributos que auxiliam os sistemas de TI a identificar os usuários externos e internos e o que eles poderão ter acesso.

Os atributos são atualizados e gravados durante a jornada dos usuários no sistema da empresa, fazendo com que as permissões e seguranças estejam sempre atualizadas. Como exemplos de atributos, temos:

· Endereços de e-mail;

· Usuário e senha para login;

· PIN, etc.

Em resumo, a identidade digital é importante para que os funcionários consigam acessar o sistema de uma empresa. Se isto não for bem gerenciado e não houver uma governança eficiente, estes acessos poderão representar riscos.

Sendo assim, é preciso aplicar um modelo de acesso com privilégios determinados para cada identidade digital é importantíssimo para a segurança da informação de uma empresa.

Segurança de identidade não é só gerenciamento de acessos

Identidade digital está muito ligada às práticas de gerenciamento de acesso tipo MFA (Multi-Factor Authentication) e SSO (Single-Sign On). No entanto, a segurança de identidade não se resume a isso.

A MFA e a SSO não são habilitadas para governar e gerenciar as informações que uma identidade pode acessar ou ver. Isto é muito importante, pois as legislações sobre privacidade de dados aumentaram a responsabilidade das empresas para protegerem dados mais sensíveis.

A segurança de identidade ajuda a gerenciar, assegurar e garantir os acessos dos colaboradores, usando como base o princípio do privilégio menor. Isto quer dizer que todas as identidades de uma organização só podem ter acesso ao que elas precisam realmente para realizar as suas funções.

Isso restringe o número de permissões com base no cargo ou na função das identidades, diminuindo o risco delas acessarem coisas que não deveriam. Assim, o compartilhamento de informação sensível é evitado.

Com tudo isso, devido às mudanças de tecnologias, ao home office, e o trabalho em nuvem, as organizações necessitam adotar práticas e adquirir softwares de segurança de identidade como parte da estratégia de Segurança da Informação das mesmas.

Este artigo tirou suas dúvidas sobre a importância da segurança de identidade? Agora, acesse nosso site e conheça nosso software que auxilia na segurança de identidade, automatizando a liberação de acessos aos recursos de TI de uma empresa. Entre em contato e solicite uma cotação.

Deixe uma resposta