Com o avanço da tecnologia as diversas opções para aqueles que trabalham com os recursos da internet, diversas leis foram aprovadas para oferecer comodidade e segurança para aqueles que são usuários e até mesmo para as empresas, que agora precisam de novas definições quando o assunto é a segurança das informações.
A lei mais recente é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Mas como controle de identidade pode te ajudar a compreender e mapear os acessos?
Por mais que muitas pessoas ainda não saibam quase são as funcionalidades e facilidades do mecanismo, é essencial ter em mente que as novas regras já estão em vigor e que devem ser seguidas – a penalidade pode gerar multas e sérios problemas para aquelas organizações que não estiverem de acordo.
Quer saber mais sobre o tema? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e não perca nenhum detalhe!
O que é o controle de identidades e acessos?
Com os constantes vazamentos de dados e as diversas inseguranças causadas na população, o controle de acesso é uma das restrições da nova lei.
O objetivo é que as pessoas possam fornecer suas informações, mas cientes de que esses estão protegidos e não serão usados para finalidade diferente da qual ela cedeu autorização. Ela saberá que o ambiente é seguro e que foi projetado para que não cause nenhum dano futuro, como vazamento ou venda de dados.
Quando falamos dos acessos e das identidades, a LGPD entende que determinadas informações só devem ser acessadas por pessoas que estão em cargos superiores ou que realmente precisam ter esse acesso. Dessa forma, é diminuído os acessos daqueles que estão nos cargos que não necessitam dessas informações.
A mudança não tem como objetivo causar separação na empresa, mas sim explicar que cada um dos cargos e equipes merecem ter acessos aos assuntos de interesse, deixando de lado aquilo que não é necessário ou que não deve ser de conhecimento comunitário.
O processo é a forma mais correta de garantir que tudo será feito de acordo com o que é esperado, sem prejudicar ninguém e garantindo a segurança digital.
Como isso pode ajudar na LGPD?
Indo de acordo com o que é esperado na lei, o auxílio está no quesito de conseguir liberar os acessos e até mesmo de mapear aqueles que estão fazendo o uso de determinados dados, sempre com o objetivo de compreender se todos os passos estão sendo seguidos conforme o esperado.
O segredo é ter em mente qual é a finalidade de cada ação e como a sua empresa pode estar de acordo com tudo o que é esperado, sem deixar de lado nada que seja de relevância para ambos os lados.
Aproveite para conhecer melhor o assunto e entenda o que pode ser feito para colocar a sua organização em todos os padrões que são esperados pela nova lei, sem deixar nenhum requisito de fora. Essa é a garantia de segurança que todos que acreditam na sua empresa merecem.
Acesse o site e conheça mais sobre o software Corpia, que ajuda na gestão de acessos e auxilia no cumprimento da LGPD.