Select Language

Gestão de acessos: de obrigação regulatória a oportunidade de negócio

Os parceiros que atuam diretamente com sistemas voltado à áreas de negócios, já perceberam que o mercado está cada vez mais regulado e exigente. Seus clientes não buscam apenas eficiência operacional, mas também conformidade com normas que impactam diretamente a forma como acessos são concedidos e monitorados.
Entender esse cenário pode abrir novas oportunidades de serviço e diferenciação para sua consultoria.

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados – Brasil)

A LGPD trouxe a necessidade de proteção e para que também saiba o que aconteceu com estes dados, a importância de ter a rastreabilidade dos dados pessoais. Ter acesso à informações sensíveis deve ser restrito e justiçado e com isso, é necessário que as empresas entendam quem acessou o quê e quando.

A orientação de estruturar as políticas de acesso, mapeamento de riscos e a adoção de ferramentas fazer com que as empresas evoluam em sua maturidade com relação aos sistemas e demais

SOX (Sarbanes-Oxley – EUA, aplicável a subsidiárias)

A SOX estabelece controles rígidos de auditoria para empresas listadas na bolsa americana e suas filiais, onde acaba reforçando a necessidade de segregação de funções para que ninguém aprove e execute a mesma atividade como também trazendo adoção de controles financeiros e revisões periódicas de acessos.

Neste aspecto, entende a importância principalmente da revisão de acessos de forma periódica, principalmente em sistemas financeiros e ter estas evidências documentadas, ou seja, de que os controles foram aplicados.

ISO/IEC 27001 (Segurança da Informação)

Sendo uma norma internacional que define as boas práticas para os sistemas de gestão de segurança da informação (SGSI), trazer para dentro da corporação normas internacionais que buscam este tipo de certificação em segurança é um grande ganho.

Ainda, entende-se que aplicando as normas da ISO 27001, traz a governança da gestão de identidades, controle de acessos e ciclo de vida dos usuários e que, assim como outras normas e boas práticas, a necessidade de revisão periódica de acessos e políticas claras das permissões. Ter fluxos fazendo esta definição.

Neste tema, é importante que as empresas sejam guiadas nos processos de auditorias e transformar boas práticas em vantagem competitiva para conquistar os mercados mais exigentes.

Onde entra a oportunidade para você!

As normas representam demanda de mercado e cada vez mais as empresas precisam garantir que acessos estão sob controle, e isso raramente é feito de forma eficiente com planilhas.
Ferramentas como o Corpia Access Review ou o Corpia IGA permitem que sejam um parceiro com grandes entregas:

  • Processos automatizados de revisão de acessos.
  • Relatórios auditáveis prontos para auditoria.
  • Redução de risco e vulnerabilidades sem sobrecarregar a TI.

Assim, além de entregar tecnologia, você passa a ser um parceiro estratégico, que garante eficiência e conformidade para seus clientes.

As novidades da Corpia

plugins premium WordPress