Select Language
Select Language

Um guia prático sobre cibersegurança

Em um mundo em que as novas tecnologias fazem parte de nossas atividades diárias, as ferramentas digitais estão cada vez mais acessíveis em diferentes ambientes, seja em questões profissionais, educacionais ou em atividades de lazer.

Este mundo digital, no qual estamos inseridos, traz inúmeras experiências diferenciadas, se tornando, na maioria das vezes, uma necessidade básica na vida em sociedade, independentemente da classe social, idade ou etnia. Nesse contexto, surge a necessidade de uma proteção a todos os dados e informações que circulam de modo constante na rede.

Nesse universo digital e online, surge um importante termo referente à segurança de servidores, computadores, dispositivos móveis, rede, dados e sistemas eletrônicos como um todo. Estamos falando da cibersegurança, um assunto que está cada vez mais em alta em um mundo conectado em todas as esferas.

Como a cibersegurança funciona na prática?

Dentre os segmentos da aplicação da cibersegurança, podemos citar os principais métodos de segurança. A “segurança de rede” atua na proteção de conexões sem e com fio, nas redes internas e externas, que podem ser consideradas a entrada de possíveis invasores.

Já a “segurança de aplicativos” protege os códigos, dados e informações de aplicativos, seja os que se encontram no aparelho local ou em armazenamento de nuvem. A “segurança” de dados, por sua vez, como o próprio nome sugere, está relacionada com a proteção de dados confidenciais, por meio de backup, por exemplo.

A opção de “segurança na nuvem”, por fim, é a responsável por proteger as informações que entram, saem e, inclusive, as que estão sendo processadas na nuvem; e a “segurança de terminais” (endpoint) envolve a segurança dos aparelhos que são conectados por rede, tais como smartphones, servidores, notebooks, entre outros.

Segurança prevista na lei

Uma regulamentação de tudo o que envolve dados e informações confidenciais e pessoais é essencial para que a segurança das pessoas seja garantida. Relacionada à cibersegurança, há legislações específicas. Uma delas é a Lei 12.965, de 2014 e o decreto 10.222, de 2020, por exemplo. Este último foi responsável por aprovar a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética do Brasil, do decreto 9.637, de 2018.

No entanto, uma lei específica é a Lei 13.709, de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD, que trata da garantia e confidencialidade de informações que estão nos ambientes digitais, seja de pessoas físicas ou jurídicas, com base nos direitos de privacidade e liberdade.

Tecnologia com segurança

Assim como o uso de recursos tecnológicos pode trazer facilidades e praticidade ao nosso dia a dia, caso não seja feito da maneira adequada e com os cuidados necessários, pode se tornar uma prática um tanto arriscada.

Sendo assim, para a maior segurança nessa questão, uma consultoria profissional e especializada é de extrema importância. Por isso, a empresa Corpia atua com um software que tem o objetivo de auxiliar seus clientes na utilização das tecnologias da informação, incluindo mais agilidade e menos custos nos acessos aos recursos.

Entre em contato, faça uma cotação e receba um atendimento de qualidade para atender às suas necessidades e expectativas.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress