Select Language
Select Language

Saiba como a segurança da identidade reduz os riscos no gerenciamento de acessos

Você está preocupado com o gerenciamento de acessos em sua empresa? Afinal, existem setores que contêm informações valiosas e que não devem ficar disponíveis para todos.

Em tempos de LGPD, todo cuidado com o tratamento de dados torna-se extremamente importante e necessário, nenhum empreendimento quer sofrer as punições estabelecidas pela Lei.

Mas como reduzir os riscos no gerenciamento de acessos? A segurança da identidade pode ser uma aliada neste sentido. Continue lendo este artigo e descubra o porquê.

O que é segurança da identidade?

No ambiente virtual, todos nós inserimos dados em sites ou plataformas que possuem o objetivo de nos identificar. Essas informações tornam-se, por assim dizer, a nossa identificação digital.

Só para exemplificar, muitas empresas usam sistemas que recolhem de usuários externos e internos alguns elementos, como: endereços de e-mail, PIN, CPF, CNPJ, credenciais de login, entre outros.

Esses materiais são formas de reconhecer a pessoa que está acessando a um determinado serviço ou plataforma. Entretanto, é preciso estabelecer critérios que tornem o uso de identidades digitais seguros para o usuário e para o proprietário de determinado sistema.

Mas será que apenas determinar quem está conectado a um determinado software é o suficiente? A resposta é não.

No próximo tópico, vamos compreender por que é importante criar uma segurança da identidade para a sua empresa.

Por que a segurança da identidade é tão importante?

Para que colaboradores da sua organização utilizem as tecnologias de seu negócio, porém sem trazer riscos, é preciso ter alguns cuidados especiais.

Por exemplo, supondo-se que um funcionário esqueça ou perca a sua senha, caso esteja preparado antecipadamente para uma situação dessas, é possível utilizar um software de recuperação de senhas e, assim, impedir o acesso indevido aos sistemas internos.

É fundamental estar prevenido, muitos cibercriminosos podem se aproveitar de credenciais comprometidas para fazer ataques aos seus sistemas.

Nos últimos anos uma prática conhecida como ransomware tornou-se comum e para não se tornar vítima desses e outros cibercrimes, é preciso ter atenção redobrada com a segurança de identidade.

Mas como fazer isso? No próximo tópico, vamos ver algumas dicas para diminuir os riscos no gerenciamento de acessos.

Como a segurança da identidade diminui os riscos no gerenciamento de acessos?

O gerenciamento de acesso refere-se a regras e funções predefinidas que caracterizam quem pode ter acesso a determinados dados. No entanto, fazer a liberação de forma manual pode ser inviável e muito trabalhoso, demandando tempo da equipe que pode ser melhor investido.

Por exemplo, pode-se empregar um modelo de privilégios mínimos em que o sistema automaticamente bloqueia o acesso se o indivíduo não corresponder aos requisitos estipulados.

Pensando nisso, a Corpia desenvolveu um software que automatiza a liberação de acesso, mas mantendo a segurança para sua empresa. Se um funcionário mudar de cargo suas permissões de acesso vão ser atualizadas e se ele sair de sua empresa, o acesso é automaticamente interrompido.

Gostaria de tornar mais seguro o controle de acessos de sua empresa? Faça uma cotação e mantenha o seu negócio protegido por um preço bem acessível!

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress