Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização.
Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse meio, como definição de cargos e salários, treinamentos e gerenciamento de performance, essa área também carrega informações muito importantes e que devem ser muito bem protegidas.
Lidar com pessoal significa ter acesso direto aos seus dados pessoais. O processo de recrutamento de funcionários exige que todas as informações importantes para a empresa devem ser passadas por eles.
Por isso, diante de um volume tão grande de dados, que devem ser preservados e armazenados com o máximo de cuidado, é necessário que o setor de RH esteja atento a todos os parâmetros exigidos pela LGPD.
É necessário que as empresas sempre tenham em mente que é essencial entender essa lei da melhor maneira possível, a fim de conseguir cumprir o que é determinado por ela e evitar qualquer situação que possa prejudicar a empresa futuramente.
A LGPD e o setor de RH
Por ser aquele setor que lida com o recrutamento e seleção de funcionários, ele está diariamente envolvido com seus dados pessoais ao fazer o cadastro das informações de seus colaboradores no sistema.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados obrigatoriamente presente nas empresas, todas as pessoas que fazem parte do time de funcionários ou mesmo aqueles candidatos que tem seus dados armazenados no sistema, precisam dar sua autorização para que seus dados pessoais sejam guardados e utilizados pelo RH.
Qual a principal mudança para o setor?
A área de Recursos Humanos tem muita responsabilidade por lidar diretamente com as questões envolvendo a LGPD. Os profissionais devem sempre estar atentos ao que prega a lei ao exigir os dados dos trabalhadores.
Entre os principais pontos, é importante que a companhia sempre deixe claro o motivo da coleta dos dados pessoais, assim como explicar que esses nunca serão utilizados para outros fins e, caso isso precise acontecer, ela deve informar a pessoa e pedir sua autorização.
Também é fundamental garantir a segurança dos dados, evitando principalmente falhas na cibersegurança.
Quais as punições?
Em caso de vazamento de dados ou uso de informações pessoais sem a devida autorização dos responsáveis, as empresas são punidas com multas, cujo valor pode chegar em até 2% de sua arrecadação total, com o valor máximo de punição de R$ 50 milhões.
Dependendo do quão grave for a exposição desses dados pessoais, a empresa também corre o risco de ter o bloqueio total ou perder de forma temporário os seus dados.
Como a empresa pode se prevenir?
Algumas atitudes tomadas pelo setor devem ser realizadas com cautela para não haver o risco de alguma exposição desnecessária.
Entre elas podemos citar: enviar dados para órgãos públicos ou sindicato, compartilhá-los com a empresa que fecha a folha de pagamento, passar as informações para a seguradora do plano de saúde e hospedar currículos em sites terceiros.
Investir em treinamento de equipe
Por mais que o setor de RH possa estar atento a todas as normas pregadas pela LGPD, é importante que os profissionais procurem sempre tratar os dados pessoais da forma mais correta possível.
Além disso, ao longo do tempo podem ocorrer atualizações na lei, fazendo com que seja importante que a empresa promova treinamentos contínuos com toda a equipe responsável pela coleta dos dados pessoais. Quer contar com as melhores soluções em segurança para o sistema da sua empresa? Então conheça os serviços da Corpia e peça uma cotação!