Select Language
Select Language

A importância da política de senhas em hospitais

Diariamente, um sistema hospitalar lida com informações sensíveis de diversos pacientes. Sejam seus dados cadastrais, informações sobre seguro, procedimentos, medicamentos e prontuários.

Sendo assim, é indispensável a utilização de ferramentas para gerenciar o acesso a essas informações, principalmente para o cumprimento adequado das normas de cibersegurança e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, falaremos sobre a política de senhas em hospitais.

Com o avanço da tecnologia e da internet das coisas, as informações estão armazenadas e podem ser acessadas digitalmente. Dessa forma, para manter a segurança dos dados, os funcionários precisam de senhas para ter acesso a esses dados.

Como são muitos funcionários, sendo que, cada um deles possui um nível de acesso diferente, a política de senhas em hospitais é essencial para organizar as atividades e proteger as informações.

O que é uma senha?

As senhas podem ser explicadas como um código secreto formado por letras, números e símbolos. Elas devem ser únicas, ou seja, cada colaborador precisa de uma senha específica.

É através dela que o sistema pode reconhecer quem está entrando no sistema e qual o seu nível de acesso (com quais informações e recursos esse colaborador pode trabalhar).

O que é uma política de senhas?

Para garantir o bom funcionamento das senhas, é preciso criar uma política de senhas em hospitais. Essa política nada mais é do que um conjunto de regras e boas ações em relação à utilização das senhas.

Seu objetivo é aumentar os níveis de segurança do sistema através da educação dos colaboradores a respeito da importância das senhas, a forma correta de trabalhar com esses códigos e os comportamentos a serem adotados em relação ao ambiente digital.

A importância da política de senhas em hospitais

Apesar de toda a segurança dos sistemas atuais, parte das invasões de hackers são feitas através de credenciais de acesso indevidamente utilizadas. Nesse caso, existe uma série de comportamentos que, para pessoas leigas, podem ser inofensivos, mas que colocam toda a segurança do sistema em risco.

Por exemplo, o compartilhamento de senhas entre os usuários (principalmente quando a senha é repassada através de e-mails ou mensagens), acesso a sites e links desconhecidos e o uso de pendrives pessoais nos computadores do hospital.

Todas essas atitudes são possíveis portas de entradas utilizadas por hackers. Afinal, é mais fácil invadir o smartphone ou computador de um funcionário do que burlar a cibersegurança de um sistema hospitalar.

Requisitos de uma boa política de senhas em hospitais

Para que uma política de senhas em hospitais seja aplicada com sucesso, ela precisa conter alguns requisitos básicos:

  1. Todos os computadores devem ser acessados através de senhas
  2. Senhas complexas, com mais de oito caracteres
  3. As senhas não podem ter relação com os usuários
  4. Uma senha para cada sistema
  5. O colaborador deve ter uma senha pessoal e outra corporativa
  6. As senhas não podem ser compartilhadas entre os colaboradores

Gerenciamento de senhas

As senhas são importantes ferramentas de segurança, por isso, precisam ser gerenciadas com cuidado.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress