Select Language
Select Language

O que é IGA?

O que é IGA?

O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI.

O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação de contas de usuários, funções e direitos de acesso para usuários individuais em uma organização. Isso significa que as empresas podem otimizar o provisionamento de usuários, gerenciamento de senhas, gerenciamento de políticas, governança de acesso e revisões de acessos.

O que o IGA faz?

O IGA fornece recursos de automação para criar e gerenciar contas de usuário, funções e direitos de acesso para usuários individuais nas organizações. Com o IGA, as organizações podem aproveitar facilmente uma abordagem mais segura, estratégica e simplificada para provisionamento e desprovisionamento, gerenciamento do ciclo de vida do usuário, conformidade e governança.

A governança de identidade permite que as empresas:

  • Melhorem a segurança organizacional, pois reduzam os riscos relacionados à identidade e acessos;
  • Aproveitem o acesso baseado em função para gerenciamento de cargos e funções;
  • Simplifiquem os processos de certificação para atender às crescentes demandas dos auditores;
  • Garantam a conformidade com os regulamentos governamentais e os padrões do setor;
  • Aumentem a eficiência operacional dos times de TI e RH reduzindo chamados.

Quais são os benefícios do IGA?

  • Melhora a segurança de acesos;
  • Mitiga riscos de segurança da informação;
  • Atende aos requisitos de conformidade e aprimora os Processos de Certificação como ISO e LGPD;
  • Aumenta a eficiência das operações de TI e RH.

Por que as empresas precisam de Governança de Identidade e Acessos (IGA)?

Para reduzir riscos relacionados ao acesso

As soluções IGA adotam uma abordagem proativa para mitigar os riscos de acesso, com isso reduzem a exposição de dados confidenciais ao limitar o acesso, reduzindo o risco geral no ambiente.

Adaptar-se as mudanças nos Negócios

As organizações mudam continuamente e soluções de IGA se adaptam para garantir que essas mudanças sejam mais eficientes e menos arriscadas. Promoções, transferências e demissões de colaboradores podem ser tratadas rapidamente com base em funções, e mudanças institucionais como fusões e aquisições corporativas podem ser simplificadas por meio de provisionamento e aprovações automatizadas.

Alcançar conformidade

Com regulamentações como GDPR, SOX, HIPAA, LGPD as empresas estão se concentrando em cumprir a conformidade regulatória mais do que nunca. Por isso, uma solução IGA eficaz, automatiza as revisões periódicas necessárias e o atestado de acesso, aproveitando os recursos de relatórios integrados para atender às regulamentações governamentais e do setor relevantes.

Considerada parte do Identity and Access Management (IAM), o IGA oferece às organizações maior visibilidade das identidades e privilégios de acesso dos usuários, para que possam gerenciar melhor quem tem acesso a quais sistemas e quando.

Como as soluções de Governança de Identidade e Acessos (IGA) funcionam?

O sistema de IGA obtém dados dos sistemas de origem, também conhecido como autoritativo e que normalmente nas empresas é o sistema de RH.  Assim ele obtém informações dos colaboradores contratados, desligados ou com mudanças e o sistema fará algum processamento (geralmente bastante complexo) nos registros. Isso geralmente inclui políticas de processamento, como controle de acesso baseado em função (RBAC), políticas organizacionais, políticas de senha e assim por diante. O resultado desse processamento é a criação ou modificação de contas de usuário nos outros sistemas, como Active Directory, Office365, ERP, CRP rede e assim por diante.

E como as soluções de Governança de Identidade e Acessos (IGA) se conectam aos demais sistemas?

Em suma, o sistema IGA deve se conectar a muitos aplicativos e bancos de dados diferentes. Nesse sentido, normalmente, o sistema se conecta a dezenas ou até centenas de sistemas.

Para fazer isso usam conectores ou plugins com princípios semelhantes aos drivers de banco de dados utilizando tecnologias nativas de cada sistema alvo. Essas conexões podem ser por meio de API, REST, Banco de Dados, WebServices, arquivos textos, proceduras, executáveis, etc.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress