Select Language
Select Language

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas.

Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são um conjunto de técnicas de gestão focadas em aumentar a produtividade. O seu objetivo é padronizar os processos de uma empresa do início ao fim para produzir com maior eficiência.

Diferente das metodologias de gestão tradicionais, as metodologias ágeis são baseadas em ciclos curtos de produção, com foco em melhoria e entregas bem definidas. Assim, essas estratégias ajudam a identificar e ajustar falhas ainda durante a execução do projeto, com maior flexibilidade para adaptações.

Manifesto ágil

As metodologias ágeis são baseadas no manifesto ágil, criado em 2001. Apesar de alguns métodos terem sido criados antes disso, eles seguem os quatro fundamentos do manifesto. São eles:

  • Interação;
  • Praticidade;
  • Alinhamento de expectativas;
  • Flexibilidade e adaptabilidade.

O objetivo desses quatro valores é reduzir tarefas pouco produtivas e burocráticas e aumentar o foco na qualidade dos produtos ou serviços.

Quais as principais metodologias ágeis?

  • Kanban: tem como objetivo organizar o fluxo de trabalho por meio de cartões de sinalização.
  • Scrum: serve para organizar os projetos em ciclos ou intervalos em que uma série de tarefas devem ser realizadas.
  • Lean: seu objetivo é criar processos de produção focados em identificar e evitar desperdícios.
  • DSDM: serve para desenvolver projetos rápidos, responsivos e robustos baseados na ideia de que 80% dos resultados dependem de 20% do tempo.
  • FDD: tem como princípio básico criar processos funcionais que possuam resultados tangíveis e frequentes.
  • ASD: é focado no desenvolvimento de soluções complexas.
  • SAF: serve para alinhar as responsabilidades, valores e entrega das equipes.

Quais os benefícios de aplicar os métodos ágeis?

Como o próprio nome sugere, o principal benefício das metodologias ágeis é o aumento da agilidade dos processos, o que resulta em uma série de outras vantagens. ´

Por exemplo, segundo o 14th Annual State of Agile Report, os três principais benefícios desses métodos são a rápida entrega dos produtos, aumento da produtividade e o aprimoramento do gerenciamento de prioridades.

Além disso, a pesquisa mostrou que as metodologias ágeis aumentam a satisfação dos clientes, melhoram a comunicação entre o cliente e os envolvidos no projeto, ajudam a sincronizar o cronograma de execução do orçamento, melhoram a visibilidade e a previsibilidade dos projetos e reduzem os riscos.

Mas como você pode ter esses benefícios na sua empresa?

Como implementar os métodos ágeis?

Para implementar um ou mais métodos ágeis é você pode seguir os cinco passos da Jornada Ágil. São eles:

  1. Identificar os produtos, setores e fluxos de trabalho que geram valor para empresa e mapear os processos que podem ser melhorados para beneficiá-los.
  2. Criar fluxos para otimizar as entregas e o acompanhamento dos resultados.
  3. Identificar as equipes e suas missões para melhorar as entregas, definindo também quais as melhores metodologias ágeis para atingir o objetivo.
  4. Detectar o que precisa ser melhorado nas equipes ou na tecnologia com o objetivo de adequar a cultura organizacional aos métodos ágeis.
  5. Detalhar todos os passos e processos necessários para implementação das estratégias.

De fato, as metodologias ágeis são ótimas estratégias de gestão para as empresas — e ter um software de automatização de acessos é essencial para sua aplicação. Acesse o site da Corpia e faça uma cotação!

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress