Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas.
Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir!
O que são metodologias ágeis?
As metodologias ágeis são um conjunto de técnicas de gestão focadas em aumentar a produtividade. O seu objetivo é padronizar os processos de uma empresa do início ao fim para produzir com maior eficiência.
Diferente das metodologias de gestão tradicionais, as metodologias ágeis são baseadas em ciclos curtos de produção, com foco em melhoria e entregas bem definidas. Assim, essas estratégias ajudam a identificar e ajustar falhas ainda durante a execução do projeto, com maior flexibilidade para adaptações.
Manifesto ágil
As metodologias ágeis são baseadas no manifesto ágil, criado em 2001. Apesar de alguns métodos terem sido criados antes disso, eles seguem os quatro fundamentos do manifesto. São eles:
- Interação;
- Praticidade;
- Alinhamento de expectativas;
- Flexibilidade e adaptabilidade.
O objetivo desses quatro valores é reduzir tarefas pouco produtivas e burocráticas e aumentar o foco na qualidade dos produtos ou serviços.
Quais as principais metodologias ágeis?
- Kanban: tem como objetivo organizar o fluxo de trabalho por meio de cartões de sinalização.
- Scrum: serve para organizar os projetos em ciclos ou intervalos em que uma série de tarefas devem ser realizadas.
- Lean: seu objetivo é criar processos de produção focados em identificar e evitar desperdícios.
- DSDM: serve para desenvolver projetos rápidos, responsivos e robustos baseados na ideia de que 80% dos resultados dependem de 20% do tempo.
- FDD: tem como princípio básico criar processos funcionais que possuam resultados tangíveis e frequentes.
- ASD: é focado no desenvolvimento de soluções complexas.
- SAF: serve para alinhar as responsabilidades, valores e entrega das equipes.
Quais os benefícios de aplicar os métodos ágeis?
Como o próprio nome sugere, o principal benefício das metodologias ágeis é o aumento da agilidade dos processos, o que resulta em uma série de outras vantagens. ´
Por exemplo, segundo o 14th Annual State of Agile Report, os três principais benefícios desses métodos são a rápida entrega dos produtos, aumento da produtividade e o aprimoramento do gerenciamento de prioridades.
Além disso, a pesquisa mostrou que as metodologias ágeis aumentam a satisfação dos clientes, melhoram a comunicação entre o cliente e os envolvidos no projeto, ajudam a sincronizar o cronograma de execução do orçamento, melhoram a visibilidade e a previsibilidade dos projetos e reduzem os riscos.
Mas como você pode ter esses benefícios na sua empresa?
Como implementar os métodos ágeis?
Para implementar um ou mais métodos ágeis é você pode seguir os cinco passos da Jornada Ágil. São eles:
- Identificar os produtos, setores e fluxos de trabalho que geram valor para empresa e mapear os processos que podem ser melhorados para beneficiá-los.
- Criar fluxos para otimizar as entregas e o acompanhamento dos resultados.
- Identificar as equipes e suas missões para melhorar as entregas, definindo também quais as melhores metodologias ágeis para atingir o objetivo.
- Detectar o que precisa ser melhorado nas equipes ou na tecnologia com o objetivo de adequar a cultura organizacional aos métodos ágeis.
- Detalhar todos os passos e processos necessários para implementação das estratégias.
De fato, as metodologias ágeis são ótimas estratégias de gestão para as empresas — e ter um software de automatização de acessos é essencial para sua aplicação. Acesse o site da Corpia e faça uma cotação!