Select Language
Select Language

Controle de acessos: saiba como evitar ameaças internas na empresa

As ameaças internas estão relacionadas àquelas originadas de pessoas que têm acesso ao banco de dados ou a plataformas privadas de uma companhia.

Funcionários, ex-colaboradores, parceiros de negócios ou prestadores de serviços podem ser os responsáveis por violar informações ultra confidenciais.

É fácil para o hacker infiltrado conseguir uma oportunidade para roubar dados da empresa, pois sabe onde estão os arquivos e o momento certo de atacar.

Porém, nem sempre o funcionário responsável pelo problema é um inimigo que age para prejudicar a empresa. Basta um descuido ao abrir um e-mail suspeito ou um arquivo enviado “por engano” para que a ameaça interna seja instalada.

Há algumas precauções que podem ser tomadas para reduzir as chances de um ataque vindo do próprio ambiente corporativo. Confira as dicas e proteja-se!

Educação sobre segurança

Grande parte das falhas de segurança de dados é causada pelo descuido de usuários, o que demonstra a importância do fator humano para a segurança.

As medidas educativas são essenciais para conscientizar os funcionários que, muitas vezes, nem percebem o risco que correm ao abrir e-mails maliciosos.

Funcionários bem treinados oferecem menos riscos, passam a se monitorar mais e percebem que seus descuidos podem causar sérios danos à empresa.

Utilização de senhas fortes

É fundamental reforçar ao máximo a proteção aos dados. Não dá para confiar na sorte e escolher uma senha que tenha a possibilidade de ser descoberta.

Se os hackers são administradores do sistema, eles têm acesso a dados como datas comemorativas, informações que costumam ser usadas como senhas.

A companhia deve implantar uma política interna de senhas fortes para criar o máximo de barreiras possível contra invasores que pretender roubar dados.

Implementação de acesso privilegiado

É preciso limitar o acesso ao banco de dados para reduzir o número de pessoas com condições de ter contato com informações que devem permanecer confidenciais.

Separar o acesso privilegiado por funções pode ser uma saída para que funcionários de outros setores não se aproximem de materiais que nada têm a ver com sua rotina.

Colaboradores desligados devem ter seu acesso bloqueado imediatamente. Não importa a razão da demissão. O departamento de TI deve agir para evitar possíveis ameaças.

Importância dos gestores

Há determinados “descuidos” que não são tão despropositais. É possível que pessoas dentro das empresas tenham o objetivo de prejudicar a companhia. Por isso, é preciso algo mais do que senhas fortes e campanhas de educação.

É necessário desenvolver protocolos de segurança capazes de rastrear e encontrar o inimigo interno. A instalação de câmeras em determinados pontos estratégicos do local pode inibir que as ações criminosas sejam realizadas.

O gestor é uma figura importante neste cenário, pois é possível que um colaborador queira prejudicar a companhia por causa de um problema individual com a liderança ou a política empresarial.

É papel do líder ter uma boa relação com os funcionários de forma a evitar que uma suposta vingança pessoal interfira no bom andamento do negócio.

Saiba mais

Acesse o site e faça uma cotação das soluções para a segurança da sua empresa. Você vai ver como é simples manter suas informações sigilosas.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress