Atualmente, phishing é um crime recorrente no universo online que tem como propósito roubar informações financeiras e pessoais de uma empresa. Esse tipo de operação consiste em criar uma isca para enganar os usuários e, consequentemente, ter acesso aos dados mais importantes desse indivíduo, tais como: dados bancários e senhas.
Dessa forma, as empresas precisam recorrer a medidas para manter-se protegidas. Afinal, ninguém quer lidar com os prejuízos de um ataque de phishing, não é mesmo?
Quer saber como proteger a sua empresa contra esse tipo de crime? Continue acompanhando esse artigo para mais informações.
Boa leitura!
1. Treine a equipe de colaboradores
De modo geral, a empresa vítima de ataques de phishing não possui o preparo necessário para lidar com essa situação. Assim sendo, a primeira estratégia deve consistir em proporcionar o preparo da equipe de colaboradores para se atentar a qualquer mensagem e verificar os sinais desse crime.
A princípio, esse treinamento pode ser coordenado por funcionários do setor de TI e, até mesmo, de especialistas externos. A equipe de colaboradores também pode contar com ferramentas online para aprender sobre o assunto.
Acima de tudo, os colaboradores da empresa precisam aprender sobre:
● Cavalos de Troia;
● Links escondidos em e-mail;
● Mensagens e chamadas enganosas e muito mais.
2. Realize o gerenciamento de senhas
O ataque de phishing tem as senhas como principal alvo. Por isso, as senhas são um elemento que exige total atenção. Busque estabelecer uma política para gerenciar as senhas e aprimorar sua segurança, assim será possível eliminar esses ataques de phishing.
Para isso, é necessário alterar as senhas periodicamente e criar códigos mais complexos com combinações diferenciadas para cada conta.
Quando uma senha é prejudicada, o responsável pelo phishing não consegue acessar outras contas e, quando há a reavaliação dessas senhas com regularidade, os riscos são mais baixos.
3. Invista na melhor opção de antivírus
Em primeiro lugar, usar um excelente antivírus é uma maneira de proteger a empresa contra o ataque de phishing. Esse tipo de software é responsável por:
● Monitorar o tráfego do usuário;
● Fazer varredura contínua para analisar o que está ocorrendo;
● Identificar possíveis ameaças;
● Diagnosticar softwares perigosos em operação.
Investir em um bom antivírus é imprescindível. Ainda que alguém aperte em um link malicioso, a empresa mantém-se protegida, uma vez que o sistema é capaz de identificar e bloquear os ataques de forma automática.
4. Mantenha o servidor de e-mails em segurança
É bem comum que o ataque de phishing aconteça diretamente por meio da caixa de entrada de e-mail dos colaboradores da sua empresa. Logo, para manter-se protegido contra esse crime, é indispensável contar com:
● Filtro de altíssima qualidade anti-spam no servidor de e-mail;
● Ferramentas para impedir qualquer remetente malicioso;
● Recursos para identificar de forma automática URLs perigosas.
Ademais, há algumas listas padronizadas tanto de phishers, como também de spammers que são trocadas entre as empresas e podem ajudar a manter o servidor de e-mail protegido.
5.Cuidados com as estações de trabalho
Embora o colaborador seja bem experiente e capacitado, é possível cometer alguns erros, uma vez que alguns sistemas de segurança não controlam links de phishing que surgem no e-mail pessoal, nem quando aparece algo em algum aplicativo de mensagens.
Dessa maneira, instalar soluções de segurança em estações de trabalho com conexão à internet é primordial. Como resultado, até quando um link de phishing acertar o seu alvo, o redirecionamento é evitado.
Quer se proteger? Entre em contato conosco e mantenha a sua empresa segura.