Select Language
Select Language

Descubra as principais funções de segurança do CIS Controls

Com o aumento dos desafios de segurança cibernética, a necessidade por métodos para evitar ataques aumentam. A criação dos Controles de Segurança Críticos (CIS) fornece maneiras de se prevenir de possíveis ataques cibernéticos, apesar de algumas orientações serem especificas, ainda sim podem ser considerados universalmente aplicáveis.

Um dos benefícios, é que este foi pensado para centralizar uma quantidade mínima de ações que tem um resultado satisfatório e um bom custo-benefício.

Por isso, neste artigo trouxemos uma explicação dos Controles CIS, o seu objetivo e como funciona sua estruturação, além das principais funções de seguranças, essenciais para sua empresa.

O que são Controles CIS?

Os Controles de Segurança Críticos foram desenvolvidos pelo Center for Internet Security, são um grupo de condutas indicadas e atitudes de defesa para garantir a segurança cibernética e impedir possíveis ataques que possam comprometer toda a estrutura de uma empresa.

Essas recomendações foram elaboradas por profissionais da área de TI, por meio de informações adquiridas de situações reais, como ataques cibernéticos e as soluções de defesa que tiveram bons resultados.

Ainda, os Controles Cis oferecem instruções das metodologias e rumos que a empresa deve se basear para conseguir alcançar suas metas, relatadas em condições legais, regulares e políticas.

Estrutura dos Controles CIS

A estrutura do CIS é composta de três tipos de controles, sendo básicos, essenciais e organizacionais.

Os controles básicos são relacionados às funções de toda organização, enquanto os essenciais são para situações de segurança críticas, ou seja, são utilizados para reagir a ameaças mais distintas.

O foco dos controles organizacionais são as pessoas e os procedimentos que estão inclusos na segurança cibernética. Este tem como objetivo certificar a responsabilidade da segurança por um longo período, através de padrões assumidos e praticados internamente.

Principais Funções de Segurança

Cada controle possui diferentes funções, no entanto, algumas se destacam e são essenciais para o bom desenvolvimento da empresa.

  • Ações como a proteção e gestão de navegadores e e-mails para evitar ameaças na Web e diminuir os espaços de ataques, defesas;
  • Proteção contra malwares;
  • Monitoramento e manuseio de atividades em entradas, assim como, em protocolos e serviços realizados na rede, a fim de evitar pontos de ataque;
  • Backup de dados e informações;
  • Gestão de configurações seguras para firewalls, roteadores, ou seja, dispositivos de rede.
  • Manuseio de informações e dados, através da detecção dos limites de rede, para que indesejados não acessem materiais internos;
  • Preservação dos dados captados;
  • Controle de permissão a arquivos ou documentos da empresa, de acordo com a necessidade de cada colaborador;
  • Restrição de acesso sem fio;
  • Acompanhamento e administração de contas, com a intenção de evitar ataques em contas inativas.

Dessa maneira, o uso dos controles auxilia na criação de uma organização essencial para a segurança de informações, além de estruturação para estratégia de segurança. Assim como, relacionar as opções mais eficientes para aprimorar as técnicas de defesa da companhia.

Outra vantagem é a segurança de seguir métodos que tiveram sua gestão de riscos confirmada por situações reais de segurança cibernética. Tal como, a garantia de estar dentro da legalidade com normas e sistemas.

Ficou interessado em executar os Controles CIS no seu negócio? Acesse o site e faça uma cotação!

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress