Select Language
Select Language

Governança de TI: como controle de identidades e acessos podem ajudar?

Toda empresa tem metas a cumprir e precisa investir de modo constante na melhoria dos procedimentos utilizados no dia a dia, bem como no bom relacionamento dos grupos que dela participam, desde a diretoria até a parte da produção.

Nesse contexto, dentre as diferentes formas de gerir um negócio, há a governança corporativa de TI, que se caracteriza como um conjunto de atividades específicas que fazem uso dos recursos das tecnologias da informação para aprimorar as funções.

Sendo responsabilidade das lideranças das estruturas organizacionais, a governança de TI é uma das ferramentas que contribui de forma bastante efetiva para que a empresa adote medidas certeiras e atinja seus objetivos, principalmente no manuseio e controle das informações.

Principais benefícios da governança de TI

Ao aplicar os recursos disponíveis na governança de TI, a empresa pode se beneficiar de inúmeras maneiras. Diante da possibilidade de controlar a identidade e o acesso de pessoas autorizadas a manusear e visualizar os dados, o funcionamento da instituição ganha mais segurança na questão do sigilo de determinadas informações.

Ademais, tais recursos garantem uma organização de modo que haja otimizações em todos os setores da empresa. Redução de custos, armazenamento em nuvem, aumento da produtividade, manutenção da hierarquia, prevenção de perda ou vazamento de dados, são apenas alguns dos fatores que podem contribuir de forma efetiva para os resultados da empresa como um todo sejam cada vez mais positivos.

Mais clareza nos processos corporativos

Diante das vantagens de aplicar a governança de TI, todos os processos realizados pela empresa passam a ficar mais organizados e inteligíveis. Isso porque os recursos disponíveis, além de proteger as informações e o acesso restrito a elas, também controlam todas as solicitações, chamados e demais pedidos.

Desta maneira, é possível que todas as demandas sejam registradas minuciosamente, o que contribuiu para a identidade dos envolvidos nos processos, além de facilitar a identificação de possíveis falhas. Sendo assim, todas as informações da empresa ficam centralizadas, facilitando assim o controle e a performance como um todo.

Como aplicar a governança de TI nas empresas?

O primeiro passo é investir em mão de obra especializada e equipamentos relacionados à tecnologia da informação. Em seguida, é preciso verificar o perfil e as necessidades da organização como um todo, para adotar o conjunto de itens mais apropriado.

Para a implementação de qualquer recurso de tecnologia, deve-se em conformidade aos órgãos reguladores com as normas estabelecidas em relação ao licenciamento dos sistemas e recursos necessários para as operações que serão realizadas.

Tecnologia a nosso favor

Os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes na vida da sociedade nos mais variados aspectos. Por esta razão, é preciso atenção especial para utilizá-la da melhor maneira possível, ficando longe de qualquer tipo de dor de cabeça diante de possíveis dificuldades e produtos de má qualidade.

Nesse contexto, a empresa Corpia, que atua com o software de segurança, redução de custos e agilidade nos acessos de recursos de TI, oferece um serviço de confiança e de alta qualidade. Entre em contato, conheça a nossa equipe e faça uma cotação.

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress