Select Language
Select Language

Saiba tudo sobre CIS Critical Security Controls

A tecnologia chegou para revolucionar a forma das empresas fazerem negócios. Através dela é possível criar mais estratégias, fazer melhores planejamentos, armazenar dados digitalmente e ter mais praticidade para realizar os serviços.

Porém, toda essa revolução digital dentro do mercado também precisa ser constantemente monitorada, uma vez que o mundo virtual sofre constantemente com ameaças hackers. Isso vale tanto para empresas quanto para pessoas.

O vazamento de dados é algo que pode ocorrer de forma frequente, especialmente se não houver um bom sistema de segurança para identificar os perigos virtuais. E quando isso acontece com empresas, as consequências podem ser graves.

Por isso, qualquer empresa sempre deve buscar proteger seus dados e documentos da melhor maneira possível investindo em um sistema de segurança eficiente. Uma dessas soluções é trabalhar com a tecnologia CIS.

O que é CIS?

A tecnologia CIS (Critical Security Controls) ou traduzido para o português “Controles de Segurança Críticos”, foi desenvolvida pelo Center for Internet Secutiry e funciona como um conjunto de práticas para ajudar na segurança cibernética e criar ações de defesa que ajudam a evitar ataques virtuais.

Elas estão ligadas principalmente ao setor de TI das empresas, no qual são usadas as informações coletadas de ataques que aconteceram e quais os tipos de defesas mais eficazes. O controle CIS orientam as organizações e mostram caminhos que as ajudem a atingir as metas e objetivos baseados em estruturas políticas e regulamentares.

Como ela se classificam?

Em sua estrutura, o controle CIS consiste em 20 recomendações separadas em três categorias diferentes:

  • O básico, no qual são garantidas a defesa virtual, como monitoramento, manutenção e privilégios administrativos;
  • O essencial, em que são combatidas as ameaças mais específicas e necessitam de uma maior atenção sobre elas, como dados, contas e o acesso ao Wi-Fi;
  • O organizacional, cujo foco é nas pessoas e nos processos da empresa, permitindo uma segurança mais eficiente ao longo do tempo.

Como as empresas podem utilizá-las?

Através desse investimento, as empresas podem desenvolver estratégias de segurança que serão muito importantes para que o setor de TI possa realizar um plano para detectar um ataque e agir rapidamente.

Como esse controle pode ajudar as empresas?

  • Permite um conjunto de medidas técnicas mais específicas e eficazes a fim de melhorar a forma de defesa da empresa;
  • Cria uma importante estrutura para o programa de segurança e também para as estratégias a serem traçadas;
  • Trabalhar de maneira mais fácil conforme as demais estruturas e normas;
  • Realizar uma abordagem correta para gerir os riscos em relação à segurança cibernética.

Os grupos de implementação

O controle CIS possui grupos de implementação que indicam quais os sub controles são mais indicados para que uma empresa possa utilizá-los baseados no seu perfil de risco e outros recursos.

Elas devem realizar uma auto avaliação e procurar se identificar com um dos três grupos para conseguir um melhor trabalho com a segurança cibernética. Começando por executar os subcontroles no IG1, depois o IG2 e, após, o IG3, sendo o IG1 considerado como uma proteção essencial do sistema contra os ataques cibernéticos comuns.

Se você quer soluções em segurança de dados para o sistema da sua empresa, conheça os serviços oferecidos pela Corpia e peça uma cotação!

As novidades da Corpia

O que é IGA?

O que é IGA? O Identity Governance & Administration (IGA) é uma estrutura de políticas e um conjunto de soluções de segurança de tecnologia da informação que permitem que as organizações mitiguem com mais eficácia os riscos relacionados aos acessos de TI. O IGA automatiza a criação, gerenciamento e certificação

Leia mais »

O que são metodologias ágeis?

Produzir com eficiência é o objetivo de toda empresa. Por isso, 95% dos entrevistados pela pesquisa 14th Annual State of Agile Report afirmam que aplicam metodologias ágeis em suas empresas. Mas o que são metodologias ágeis? Quais os benefícios e como aplicá-las? Confira as respostas a seguir! O que são metodologias ágeis?

Leia mais »

LGPD e o RH: como adequar um ao outro

Um dos setores mais importantes para uma empresa, sem dúvidas, é o de Recursos Humanos. O profissional de RH é responsável por realizar diversas funções que podem fazer toda a diferença para o desenvolvimento da organização. Conhecido principalmente por lidar com contratações de funcionários e tudo o que envolve esse

Leia mais »

Webinar – Do Caos ao Controle – 03/08/2023 – 11hs

Webinar – Do Caos ao Controle Imagine uma equipe de TI enfrentando desafios diários para controlar e proteger o acesso aos valiosos recursos da empresa. O caos reina, e a segurança está comprometida.  Mas e se houvesse uma maneira de mudar essa realidade? Neste webinar nosso especialista, Lucas Martim, compartilhará

Leia mais »

Live webinar MindSec e Corpia IGA: Gestão de Identidade

Gestão de Identidade: desafios da implementação Sabemos que empresas possuem sistemas antigos com diversos usuários, erros e vícios acumulados durando um tempo. Mas, como tratar o legado para que a implementação da ferramenta seja eficaz? No Live Webinar da MindSec, “Gestão de Identidade: desafios da implementação”, em parceria com a

Leia mais »

Case - Rech

A Rech confia no Corpia IGA para a gestão avançada de acessos em suas contas de rede, promovendo a integração com o Microsoft 365 e a implementação de um mecanismo de autenticação SAML Single Sign-On (SSO). 

plugins premium WordPress